Nepal – Como tirar visto e como chegar

<!– @page { size: 21cm 29.7cm; margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm }

–>

O Nepal é um pequeno país encurralado entre dois gigantes, China e Índia. Tem uma população de 28 milhões de habitantes e possui um dos menores índices de desenvolvimento humano de toda a Ásia. Os nepaleses tiveram a sorte de possuir em seu território ninguém menos do que o Monte Everest, o que valeu ao país o apelido de teto do mundo. Só a título de curiosidade uma de suas maiores arrecadações provém da cobrança por permissões para escalar picos situados em seu território. Segundo o cara que me hospedou em Katmandu, só a permissão pra escalar o Everest custa por volta de 5000 dólares! Isso sem falar no que você tem que gastar com guia, carregador de bagagens etc.

 

Eles possuem como moeda corrente a rúpia nepalesa (1 dolar/ 68 rupias nepalesas enquanto estive por la) e impressionantemente consegue ser um país mais barato do que a Índia. Possuem como capital a interessantíssima Katmandu, uma cidade que encanta desde a chegada ao aeroporto (o aeroporto mais parece uma rodoviária. Tem cachorro pra tudo que é lado!). Katmandu foi uma experiência única e com certeza um local que deve ser visitado por qualquer pessoa antes de morrer.
Katmandu
 
O visto pro Nepal pode ser tirado no aeroporto. Se você for ficar apenas por três noites, não há necessidade de pagar pelo visto. Eu acabei pagando porque ia ficar por uma semana. No Nepal visitei a cidade de Katmandu e Pokhara. Rolou algo interessante e engraçado enquanto estive por lá. Ao chegarmos no aeroporto, nós quatro fomos logo trocando as nossas rúpias indianas por rúpias nepalesas. Quando chegamos à casa de câmbio, SUPRESA!, era proibido trocar ou sequer portar notas de 1000 ou 500 rúpias indianas. P-R-O-I-B-I-D-O. Diaboéisso, doido?? Tu sabe lá quanto dá isso? 1000 rúpias indianas valem extraordinários 50 dólares!! Depois eu fiquei me perguntando o porque de um país proibir a circulação de notas de “tanto” valor como essas! Depois fiquei pensando: – “Deve ser pra impedir lavagem de dinheiro. Imagina, o cara limpa a conta dele e enche a maleta de notas de 1000 ou 500 rúpias indianas! Mermão, mas é tanto dinheiro!! O cara enche a mala de dinheiro, a mala fica com mais de 500 quilos e no final ele tem por volta de 1000 reais lá dentro, hehehe.” Mas pior que era assim mesmo. Não teve jeito, tive que ficar com as notas de rúpias indianas que tinha e acabei tendo que trocar alguns dólares americanos.
Outra parada que achei interessante e engraçado no Nepal foi em relação ao fuso horário. Eu passei a vida inteira achando que fusos horários eram divididos SEMPRE de hora em hora. Não interessa se o país é fronteiriço ou não, quando você cruza a fronteira obrigatoriamente você muda o relógio em uma hora. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que alguns países na Ásia aplicam diferenças de fuso horário de 30 minutos. Agora, qual não foi a minha surpresa que a diferença de fuso horário entre Deli e Katmandu é de QUINZE MINUTOS!! Hahahahah… Vocês já tinham ouvido falar nisso? Sim, quando você chega em Katmandu você é obrigado a mudar o seu relógio em quinze minutos!! Alguém já tinha OUVIDO falar nisso? Mermão, demorou DEMAIS pra eu me tocar dessa diferença, já que se você vai pra outro país em que a diferença de fuso é de uma hora, quando alguém marca contigo às 4 e tu chegas às 5, tu se toca logo que teu relógio tá errado. Agora, se alguém marca contigo às 4 e tu chegas às 4:15, tu achas que chegou no horário e ninguém reclama que chegaste atrasado. Hehehe.
Doido, né?