Brahma – Não a é a cerveja

Brahma na India


Gente, apesar do nome parecido, Brahma é diferente de Brahman.

Pode parecer besteira, mas vocês tem sorte de ter alguém pra falar isso pra vocês antes mesmo de voces comecarem a ler sobre o Hinduismo. Eu demorei MUITO pra começar a entender Hinduísmo por causa desse maldito “N” no final!! Lia e relia várias vezes o mesmo texto, porque não me atentei que Brahma é apenas uma das manifestações de Brahman. Nao entendia como uma hora Brahman era o Deus principal e outra hora ele passava a ser um Deus com a mesma importancia dos outros…
Nas fontes que li, Brahma parece aparecer apenas durante a criação do universo. Quando Brahman criou o universo, ele assumiu a forma de Brahma e fez o serviço, depois disso Brahma parece nao ter tido tanta relevancia na vida das pessoas. Brahma tem quatro faces e quatro braços. Sua montaria e’ um cisne. Geralmente ele tambem aparece sentado numa flor de lótus (que carrega um simbolismo muito grande, ja que e’ uma flor belissima que nasce no meio da lama em pantanos).
Uma curiosidade interessante que um guia no Nepal me explicou: Por que Brahma e varios outros deuses tem varios bracos? Voces ja pararam pra pensar nisso (a Maricotinha eu tenho certeza que sim! Ela reparou ate que o elefante que eu andei na Tailandia tinha um marfim a menos!). Isso serve para simbolizar que, não importa o que o Deus esteja fazendo, ele tem braco suficiente pra nunca ficar totalmente ocupado e sempre vai ter uma mãozinha a mais pra te catar se tu estiver fazendo algo errado. Por isso não adianta “Ah cumpade, vou aproveitar que o Brahma tá acoitando um amigo meu agora e vou fazer algo errado nesse exato momento”. Não, não funciona, Brahma tem braços suficientes pra ir te buscar! Comporte-se ou você vai reencarnar numa muriçoca.
Outro fato engraçado também é que eu tenho certeza que 99% por cento das pessoas, ao ler o nome Brahma, lembraram da cerveja. Gente, saibam que não é só vocês que sabem disso não viu? Avinash e outros indianos vieram me perguntar porque raios a gente utiliza o nome de um dos deuses mais sagrados deles pra poder dar nome a uma marca de cerveja!! Acho que eles não gostaram muito da história… hehehe

Brahma no Brasil

11 comentários em “Brahma – Não a é a cerveja

  1. Claudiomar,Mas é CLARO que eu já tinha prestado atenção!!! hahahahahaE vc ta devendo pra ala feminina os suecos quentes (depois da Brahma brasileira, a gente merece, vai…).

    Curtir

  2. Claudiomar!!Cara, que show teu blog!Eu venho acompanhando ele de pouco em pouco ha um tempao!Eu tambem sou mochileiro velho de estrada mas nun tenho a moral de escrever de forma tao descontraida e engracada como voce!!(se quiser ver http://www.mytb.org/2brothers3continents)So uma dica, na india nao perca Hampi, e no teu mapa mostra que vc vai pra Varsovia (PL)? esquece, vai para Krakow que é muito melhor!!Eu ate te recomento um couchsurf la!!AbracaoVala

    Curtir

  3. Esse papo todo só me deixou mais ansiosa pra ver aquele novo documentário do Discovery Channel; “Menina-Deusa”, já viu?É um documentário que fizeram sobre aquela garotinha que nasceu com 4 braços, acho. Detalhe a sorte dela, foi nascer justo na Índia, onde muita gente assumiu que ela era uma reencarnação da deusa.Pois é, quem disse que a vida não pode imitar a arte? (ou a religião no caso)Bjss!

    Curtir

  4. Até que a maricotinha lembrou bem!!A ala masculina tá esperando até hoje a sessão suecas-quentes e polacas-fogosas…hausiauisuhasakele abraço maranhã. 😉

    Curtir

  5. Já ouviu falar a história do sonho de Brahman?Eles dizem que o universo todo é o sonho de Brahman. Quando ele acorda, tudo acaba. E recomeça de outra forma quando ele acorda. E esses ciclos de sonhar e acordar duram milhões de anos.Achei lindo!

    Curtir

Deixe um comentário