Parlamento Europeu faz minuto de silêncio antes de votar moção por extradição de Battisti

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u499616.shtml

Antes de iniciar a plenária em que aprovaram a moção que apoia a Itália em seu pedido de extradição de Cesare Battisti, os deputados do Parlamento Europeu fizeram um minuto de silêncio para lembrar as quatro vítimas cujos assassinatos são atribuídos ao ex-militante italiano.

O Brasil concedeu refúgio político a Battisti, o que gerou uma minicrise diplomática com a Itália, que pede a extradição do ex-militante de esquerda. Cesare Battisti é condenado à prisão perpétua na Itália. Ele nega os crimes.

No Brasil, o caso será analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que deu cinco dias para a Itália se manifestar sobre o pedido de extradição de Battisti.

A homenagem foi sugerida pela parlamentar italiana Roberta Angelilli. Posteriormente, já durante a sessão, a maioria dos políticos que discursaram apoiou o documento.

Uma exceção foi o sueco Carl Schlyter, para quem “em um Estado de Direito, o Parlamento não deve interferir em procedimentos jurídicos”.

Já o deputado Mario Mauro classificou a decisão do governo brasileiro, que concedeu o status de refugiado político a Battisti no último dia 13, como “um ato inexplicável e gravíssimo, que não pode passar despercebido”.

Contrária

A comissária da UE (União Europeia) para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, contestou a decisão do Parlamento Europeu.

Boel ressaltou que o bloco europeu não tem jurisdição para interferir em questões que envolvam países de fora da UE, como o Brasil. Sua posição condiz com a postura adotada anteriormente pela Comissão Europeia –braço executivo da UE–, que se negou a intervir no caso em favor da Itália.

Ela lembrou que a Comissão Europeia examinou “com extrema atenção” o pedido de apoio feito pela Itália à UE, e que foi rejeitado.

“O tratado da UE é muito claro. Os poderes em matéria penal são limitados aos 27 (países membros). O bloco pode agilizar a extradição entre os países membros, mas não tem competência na cooperação penal com terceiros”, explicou a comissária, lembrando que o assunto é regulado pelo acordo bilateral entre Itália e Brasil, que data de 1989.

__________________________________________________

E Viva o Estado de Direito no Brasil! Viva o PT!!

Tarso Genro em uma só tacada desligitimou o Conselho Consultivo do Executivo (CONARE) para casos de extradição, a Procuradoria Geral da República e comparou a Itália a uma republiqueta de bananas! Dizer que a Itália, um país de primeiro mundo e democrático desde 45, persegue um pobre menino como o Battisti só por que ele é comunista (e por acidente matou quatro pessoas em atentados terroristas), é uma coisa impressionante!

Eu queria saber por que a Itália encontra-se tão revoltada! Em um país de bandidos, um a mais e outro a menos não faz diferença! Eu acharia estranho era se aceitássemos o pedido de asilo dos cubanos que foram mandados de volta para as garras da ditadura sanguinária de Fidel Castro em uma velocidade impressionante…

Arf… Esse ano tá cheio de surpresas, cara… Além do Battisti, Sarney como presidente do Senado, Collor brigando pela presidência da Comissão de Relações Exteriores e por aí vai…

Eu héin..

Abraços maranhenses

10 comentários em “Parlamento Europeu faz minuto de silêncio antes de votar moção por extradição de Battisti

  1. Vc fez uma pergunta…….Pq a Italia è tao interessada. Se è ja cheia de mafiosos, etc…. A resposta è…. pq è um terrorista e deve pagar por akilo q fez…….. entao outra pergunta….. Pq o Brasil è taooooo interessado a dar refugio politico a um terrorista se no nosso Pais tb è ja cheio de traficantes, ladroes, etc…????????O Brasil fazendo isso so ta deixando as coisas mais dificeis p/ os brasileiros q moram nesse Pais…. daki a pouco vai acontecer como na Espanha…. brasileiros nao poderao entrar…..Ah!!! E sem contar q os brasileiros serao tratados como eles tratam os albaneses e outros……

    Curtir

  2. kra eu sempre zuo aki, mas vou desabafar maranhão…engraçado, é por isso que dá vontade de bater em calouro que entra no curso da UESC dizendo: “quero ser diplomata,pq isso e aquilo”porra bixo, tu ta na porra de um curso de RI ou NI, para de sonhar e põe na cabeça ke tu ta lá pra servir num emprego serio,no caso da diplomacia, de prestar auxilio a pessoas desesperadas, não pq ser diplomata é “ser lindão”. o problema da falta de juizo desses bixos lá fora é reflexo em boa parte da fraca formação etica universitária, tanto na tradicional UnB como nas novas universidades de RI da Bahia e o resto do nordeste…falo isso pq me doi o peito e as “zoreba” ouvir todo ano, “ah entrei no curso pq kero ser diplomata,morar no exterior e ser fodão”coisas do tipo..mas é isso ae, yomara ke alguns alunos da area ke leiam isso,reflitam um pouco e vejam o porque vc estuda e trabalha,especialmente se trabalha no governo..servindo aos cidadões do SEU pais…não importa se PSDB ou PT…só axo que antes de tudos somos BRASILEIROS e mexeu com um,deveria mexer com todos…infelizmente..é o tipo de atitute inexistente no pais…o compomisso, a seriedade e um pouco de orgulho,não sei vc kra, mas me enxo de orgulho de ouvir coisas como “o passaporte do coração” que vc mesmo sentiu na pele como é , não é msm?abraço maranhão…ps: ainda não desiti da campanha “Avante putaria mundial!”=)

    Curtir

  3. enquanto isso tem desembargador com castelo em Mg que custa 25 milhões de dólares…enfim, claudiomar, dá uma conferida no teu domínio, omundonumamochila.comnão to conseguindo acessar ele nem de casa nem pelo telefone…só consigo entrar pelo claudiomar.blogspot.com…enfim, um abraço e viva a ansiedade pelas suecas quentes!!!

    Curtir

  4. Muito bom o seu blog! Os comentários políticos também! Vou linká-lo no meu blog… os relatos da viagem me lembram muito aquele livro, o On the road.Qlqr dia ainda pego uma mochila e saio por aí!Valeu!

    Curtir

  5. Visitante 90.000, caramba que emoçao…pô, Claudiomar Filho, tou muito emocianado aqui na Argentina, é muito boa a sensaçao de andar pelas ruas sendo um gringo uahauhau imagino como deve ter sido massa a viagem que tu fez…cara, aconteceu algo muito estranho aqui em Buenos Aires, eu e papai andamos de metrô e nao pagamos, até agora tou tentando entender o que aconteceu auauhuauhauabraço

    Curtir

  6. “Sarney como presidente do Senado, Collor brigando pela presidência da Comissão de Relações Exteriores e por aí vai…”Ué??? Mas esses também são culpa do pt? Lamentável… é o mínimo que pode se dizer das suas bobagens.DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s