Desabafo de um maranhense…

NE recebe menos auxílio do que SC

Apesar de ter 4 vezes mais desalojados, região conta com menos doações e verba pública só foi liberada ontem
Rodrigo Brancatelli

Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

Amanhã se completam seis meses que Santa Catarina teve parte das terras devastadas pelas chuvas e pelos desmoronamentos de morros inteiros, na segunda maior tragédia natural na história da Região Sul. Por semanas, o País – incluindo os governantes – acompanhou comovido histórias como a da costureira Nilzete Aparecida Neres, que até hoje dorme em um abrigo público, ou a do estampador André de Oliveira, que perdeu a mulher grávida, dois filhos, a sogra, a cunhada e a prima. Enquanto dezenas de helicópteros levavam doações, senadores faziam reuniões de emergência e toneladas de roupas e comida eram enviadas em solidariedade. E muitos se perguntavam – afinal, se fosse em outra região do Brasil, em outra situação, seria tudo diferente?

Em parte, a questão pode ser respondida agora – e a própria discussão do tema pode ajudar a melhorar as políticas públicas do País. Comparando números da tragédia de novembro do ano passado em Santa Catarina com da que acontece agora em nove Estados do Nordeste, devastados por chuvas desde abril, parece que ocorrem em países diferentes.

Santa Catarina teve 63 cidades afetadas, 137 mortes, 51 mil desalojados e 27 mil desabrigados. No total, a estrutura de suporte para lidar com as enchentes contou com 24 helicópteros e 4 aviões da Força Aérea. Doações da sociedade totalizaram R$ 34 milhões e o governo federal e o Congresso Nacional prometeram a liberação de R$ 360 milhões.

Quem quiser ler a notícia inteira…

P.s: Acho engraçado que quando rolou aquela parada de Santa Catarina, quando afundaram as cidades, o Brasil inteiro se mobilizou pra poder ajudar. Agora o Nordeste… Bem, aí já é outra história…
Ninguém parece dar a mínima… Nos acostumamos a esquecer a região abandonada a sua própria sorte que tais imagens nem chocam mais… Ninguém vai a Pedreiras durante o verão, pra surfar, ninguém viaja a Trizidela do Vale pra beber cerveja (quem mandou não termos Oktoberfest?). Enfim, Nor… o que?? O que diabos você está falando, Claudiomar??
É por essas e outras que eu pergunto: “Quem se importa com o Nordeste”?


Como dizia o Gabriel, o Pensador no rap “175 nada especial”:

Ih! Choveu! Pronto tudo alagadoUns vão nadandoOutros morrendo afogadosE enquanto na favela tem barraco caindoNão é que passa o Prefeito num iate sorrindoE se o nosso ex-presidente estivesse aquiEle estaria certamente num belíssimo jet-skiMas como nós não temos embarcação pra todo mundo, essa triste situação tá parecendo o fim do mundo…

Quem ainda se revolta com essa pertubadora “normalidade”, clique aqui e saiba como ajudar… Os Correios tão com uma campanha de arrecadação de alimentos pra quem quiser ajudar. Vocês vão me desculpar, mas dá uma revolta DO CARALHO ler uma notícia como a situação acima… Nem uma PORRA DE UMA CONTA BANCÁRIA eu tenho pra postar no blog e pedir pra galera fazer doações tal qual foi em Santa Catarina…


Essa natureza não dá trégua!! Porra, nós já temos os Sarneys!! Não era má-sorte suficiente?

10 comentários em “Desabafo de um maranhense…

  1. Querido Claudiomar, sou tua vizinha, moro aqui no Pará, mais precisamente em Belém.
    Encontrei teu blog meio por um acaso (não, não foi procurando no google homens das cavernas comendo maranhense gay)e desde então o acompanho, até que decidi voltar ao início e acompanhar tua saga, e claro, torcer pra que tudo desse sempre errado, rsrs…
    Claro que às vezes dizes umas tolices (abusada a pretinha aqui,né?), mas de forma geral percebo em ti um jovem com uma leitura de mundo bem acima da média (meio centrista, é bem verdade, mas tudo bem, afinal, és um jovem do teu tempo, rsrs).
    Um dos fatores que mais me impulsionaram a me tornar uma leitora regular do blg foi o interessante trabalho de pesquisa que fazes das sociedades que visitas, e estas postagens de caráter mais político.
    É isso aí, moço!!
    Acho sim, que deves aproveitar este espaço pra estar discutindo e debatendo temas do nosso País, e te parabenizo por isso.
    Sabes que o meu Estado foi afetado pelas enchentes, e tbm esquecido. Mas estamos na luta. E agradeço por termos jovens como tu ao nosso lado.
    Bjus.

    Curtir

  2. É revoltante mesmo essa situação! Quando ocorreu isso em Santa Catarina até mesmo nós, pobres cidadãos maranhenses ajudamos…e agora muitos sofrem por falta de ajuda aqui, em um dos estados mais pobres do Brasil… é de doer o coração!

    Abraço

    Curtir

  3. Pago hoje o triplo do meu primero salario em impostos, e nem ao menos um sistema de esgoto eh feito em minha cidade que eh considerada grande,imagine em uma regiao esquecida oq se passa… apesar de nao contribuir com sua campanha eu so lhe digo que quem deve ajudar eh aquele que nos pega o suor e enfia no bolso, descontente afirmo que ao invez de passar dinhero para orgaos “distribuir” seria mais correto passar a mensagem de que nos deveriamos cobrar isso do ladrao bem vestido e da televisao sensasionalista que bloqueia nossos cerebros, bjos do bunda

    Curtir

  4. Oh! não sabia que estava tendo enchente no Nordeste, o que está acontecendo com esse clima? Antes não chovia, agora chove demais!
    Bom, aproveita que vc. mora em Brasília, ou morava, não sei… faz uma passeata até a Casa do Lula, faz uma auê aí, pôxa!

    Curtir

  5. “Má said…
    Oh! não sabia que estava tendo enchente no Nordeste, o que está acontecendo com esse clima? Antes não chovia, agora chove demais!
    Bom, aproveita que vc. mora em Brasília, ou morava, não sei… faz uma passeata até a Casa do Lula, faz uma auê aí, pôxa!”

    gozação?!?

    Curtir

  6. <><>Enfim, não sou perito em antropologia/sociologia, muito menos nas ciências climáticas.
    Mas acho meio forçada a comparação entre as tragédias de Santa Catarina, e a do Nordeste.

    Enfim, que é revoltante com certe4za é. Acontecer um evento desta magnitude e o Governo demorar dois meses para tomar uma açõa um pouco mais consistente. Eu mesmo, por mais que me informe, até pouco tempo atrás achava que as enchentes do Nordeste eram algo não muito preocupante. Um ocorrido em locais isolados.

    Só acho que há mais do que fatores socios-econômico discriminatórios nisto tudo.

    E Claudiomar, trabalho no BB e há pelo menos um mês já existe uma conta para destinação de dinheiro às vitimas.
    Ei-lás:

    Cruz Vermelha (para todos os atngidos no Nordeste)

    Unibanco
    Agência 0472
    Conta 235.000-8

    Defesa Civil do Piauí

    Banco do Brasil
    Agência 3791-5
    Conta 2004-4

    Ceará / Campanha Força Solidária

    Caixa Econômica Federal
    Agência 3281
    Operação 003
    Conta 300-1

    Banco do Brasil
    Agência 3515-7
    Conta corrente 11024-8

    Banco do Nordeste do Brasil
    Agência 016
    Conta corrente 29393-8

    SOS Maranhão

    Caixa Econômica Federal
    Agência 0027
    Conta corrente 1000-2
    Operação 006

    Banco do Brasil
    Agência 2954-8
    Conta corrente 2222-5

    Abraços meu caro<><>

    Curtir

  7. Claudiomar te adoro.
    Moro no Rio de Janeiro, e também fico indignada com a falta de ajuda ao nordeste, mas não se pode dizer, que é porque no sul tem praias de surfista, Oktoberfest e coisa e tal… O problema é q a gente está vendo na tv não só a enchente no nordeste, mas também o fato de o dinheiro doado pra enchente de Sta. Catarina não ter sido liberado até agora; as pessoas ainda estarem em abrigos e ainda por cima as roupas doadas, são vendidas a 1 real por um empresário. Que país sério esse em que a gente vive? O povo brasileiro é solidário sim e ajuda ‘sem ver a quem’. Daqui a pouco estaremos aqui discutindo o tipo racial, pq no sul tem loirinhos e no nordeste nem tantos assim. Faremos doações de roupas e de nosso suado dinheiro, pra quem? Será q novamente não vão chegar ao seu destino? Sinceramente, acho q o povo brasileiro cansou de ser bobo e não está fazendo doações, e alguém tem que sofrer com isso. E infelizmente foi o povo do Nordeste.
    bjks!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s