Nova geração X Walkman

Eu não sei se muitos de vocês leram esta notícia, até porque ela não é muito atual, mas eu fiquei chocado quando a li. Sério, quem aqui nunca teve aquele walkman que custava uns dez contos no camelô e mais parecia um tijolo de obra? Ou então quem aqui nunca ficou maravilhado com o lançamento do disc-man e iam andando com ele na bolsa? Devargariiiinnnhhhho pra não fazer o CD pular e dar aquele sonzinho chato? Sério, o moleque da reportagem zuou o walkman. Não curti nem um pouco essa parada, hehehe…

Garoto de 13 anos troca o iPod por um walkman durante uma semana


    Garoto de 13 anos troca iPod por walkman por uma semana / Crédito: Reprodução site BBC Magazine

    RIO – Como um garoto de 13 anos, apaixonado por música, se viraria nos dias de hoje privado de seu iPod e tendo de usar um ultrapassado walkman? A revista da BBC , em comemoração aos 30 anos do lançamento do ícone da Sony que revolucionou a música portátil, resolveu descobrir quais os choques culturais que surgiriam com a situação e sugeriu ao garoto Scott Campbell enfrentar o desafio por uma semana. O primeiro susto foi com o tamanho do aparelho, similar ao de “um pequeno livro”. A cor, cinza tão sem graça quanto um céu nublado, também surpreendeu o garoto, acostumado com a enorme variedade de tons dos produtos da Apple.

    E quanto ao funcionamento, o que ele mais estranhou? Scott conta que levou três dias para descobrir que havia um lado B na fita. Além disso, no início ele achava que a chave que muda o modo do cassete de “normal” para “metal” se referia a gêneros musicais. Uma maldade que nem o mais extremo estilo de Heavy Metal merece.

    Scott levou 3 dias para descobrir que havia um lado B na fita

    Acostumado com o “shuffle”, função dos atuais mp3 players que permite ouvir a coleção de músicas de modo aleatório, no walkman Scott precisou improvisar segurando a tecla “rewind” e soltando o botão ao acaso.

    “Eficiente, mas um pouco trabalhoso”, comenta o menino.

    Ao contar para o pai sobre sua engenhosidade, no entanto, ele aprendeu a diferença entre aparelhos eletrônicos (como os iPods) e mecânicos, com partes móveis, que davam origem ao terrível costume que os walkmans tinham de “comer” fitas.

    “Meus cliques desajeitados poderiam ter arruinado minha fita e me deixado sem música para o resto do dia”, concluiu.

    Para chegar a uma outra diferença importante, Scott precisaria de mais alguns anos de uso. É inegável que os antigos walkmans (mecânicos) têm um tempo de duração muito maior que os iPods (e eletrônicos em geral). Não é difícil encontrar modelos da Sony funcionando até hoje, décadas depois do lançamento. Por outro lado, onde estará o seu mp3 player daqui a 20 anos?

    Após uma semana de descobertas e revelações sobre as origens da tecnologia portátil que hoje domina o mundo, Scott se disse aliviado por viver na era digital, com mais opções, funções e aparelhos menores.

    Entre os pontos negativos do walkman ficaram os ruídos do cassete que acompanham a música, a pífia duração das pilhas, o design tenebroso, com botões espalhados por todo o aparelho, e a pouca capacidade das fitas (12 a 14 músicas), que ainda precisam ter o lado trocado a cada meia hora.

    O modelo original do avô do iPod, no entanto, também recebeu seus elogios. Além de oferecer duas entradas para fones de ouvido, possibilitando que mais de uma pessoa ouvisse música ao mesmo tempo; ele trazia um conector para tomadas.

    “Mas considerando a péssima duração da bateria, acho que isso era mais necessidade do que uma função extra”, ironiza Scott.

    Link: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/06/29/garoto-de-13-anos-troca-ipod-por-um-walkman-durante-uma-semana-756566222.asp

    3 comentários em “Nova geração X Walkman

    1. Eu também estou velha, ahahaha…usei tanto esses walkman como também ajudei na Sony fabricando milhões de walkman daqueles de plástico, depois vieram os walkmans de ferro.

      Ai ai ai…

      Curtir

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s