Porque perdi de assistir o jogo da Copa das Confederações….

Hoje perdi de ver o jogo de estreia da Copa das Confederações, não porque eu deteste futebol ou torcesse contra o Felipão e cia, mas porque não pude me indignar com tudo isso que está acontecendo.

Hoje perdi de ver o jogo de estreia da Copa das Confederações porque estamos presenciando o primeiro regime de exceção da nossa recente democracia.

Hoje, nas imediações do estádio Mané Garrincha, ao contrário de São Paulo, não houve depredações, não houve danos ao patrimônio público, não houve sequer uma pichação, não houve obstrução de vias públicas, não houve queima de lixo ou de pneus. Então porque essa reação totalmente desproporcional de um Aparelho Repressor do Estado que deixaria Althusser orgulhoso? Manifestantes velhos, jovens, das satélites, do Plano Piloto, gordos, ricos, pobres, saíram do Facebook armados com cartazes e flores na mão gritando desesperadamente “Sem Violência”, o novo lema das manifestações.

Manifestantes pacificamente protestando, alguns até sentados, torcedores entrando no estádio com seus ingressos, quando momentos antes da abertura da Copa, sem prévio aviso, pude ver o belo investimento dos nossos impostos para nos agredir fisicamente. O caos instalado. Manifestantes, torcedores, crianças, todo mundo correndo no melhor estilo “salve-se quem puder”. Devido a pedradas dos manifestantes? Não, devido a própria instituição que foi criada para nos proteger. Mas se você não acredita em mim, a ESPN, que ironia, pode te dar um relato: http://www.espn.com.br/video/336517_policia-repreende-e-manifestacao-acaba-em-confusao-equipe-da-espn-relata-momentos-de-tensao-vividos.

Hoje eu perdi de ver o jogo de estreia da Copa das Confederações, porque esse país está em um regime de exceção e parece que ninguém vê problema nisso. Ontem, manifestantes que participaram de um protesto e queimaram pneus para fechar as vias foram caçados DENTROS DAS SUAS CASAS, SEM MANDATO JUDICIAL. Não, isso não é uma novela ambientada em um romance stalinista, é o Brasil da Copa. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/06/14/interna_cidadesdf,371500/manifestantes-que-participaram-do-protesto-contra-a-copa-sao-presos.shtml. Além disso, parte do nossos amigos tiveram os seus rostos estampados na Folha de São Paulo no melhor estilo Vivo ou Morto pelo crime de não aceitar o que está ocorrendo em nosso país (http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1295637-funcionarios-do-governo-sao-ligados-a-grupo-que-protestou-em-frente-ao-estadio-do-df.shtml).

Hoje eu perdi de ver o jogo de estreia da Copa das Confederações porque hospitais nesse país estão cancelando cirurgias para ficar de prontidão (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1279312). Não vi o gol do Neymar porque só em um estado de exceção a Justiça poderia proibir manifestações populares como em Belo Horizonte (www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI180542,71043-Justica+de+MG+proibe+protestos+durante+a+Copa+das+Confederacoes) ou como em Brasília onde fomos ameaçado de prisão pelo Secretário de Segurança Pública do DF em rede nacional caso protestássemos (http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/06/protesto-na-copa-das-confederacoes-sera-coibida-com-prisao-diz-secretario.html)

Hoje não vi a goleada do Brasil porque em uma cidade onde o futebol é inexpressivo, um estádio que inicialmente estava previsto para custar 745 milhões custou 1,5 bilhão. Tudo bem ter uma margem de erro, mas ele CUSTOU O DOBRO! Repito, em uma cidade que, se não me falha a memória, há mais de dez anos não tem um time na primeira divisão do Brasileiro, temos o estádio mais caro da Copa. Enquanto isso, de todas as obras prometidas para a Copa, somente o estádio ficou pronto. Não temos o VLT, não temos metrô na Asa Norte, não temos metrô no aeroporto. Construíram um estádio, só esqueceram de construir um país ao redor dele.

Hoje não vi a estreia da Copa das Confederações porque pela primeira vez na minha vida, eu tenho medo de “xingar muito no twitter” e depois me deparar com alguém batendo na porta da minha casa a noite. Hoje não vi a estreia da Copa das Confederações porque não vou ficar calado presenciando o nosso AI-6.
PORRA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s