Mais sobre o Suriname – aprenda mais sobre o país!

Meu anfitrião me explicou que toda a educação no Suriname é pública. E em tempo integral. Fui uma vez com ele deixar os seus dois filhos na escola as sete da manhã e alguém iria pegá-los as quatro da tarde. Ele me explicou que quando você termina a escola pode aplicar para qualquer universidade da Holanda ou dos Estados Unidos que você é aceito. Não sei se todo mundo consegue ser aceito nessas universidades mesmo, mas se um ou outro aluno de escola pública de lá realmente é aceito em programas universitários estrangeiros, é um grande feito. Basta comparar com o Brasil onde o coitado termina sem nem saber ler direito.
Gandhi, no centro de Paramaribo
Banda de música que de representa bem a mistura de cores e raças presentes no Suriname

Outra curiosidade do Suriname é que o atual presidente é um ex-ditador que foi deposto, se envolveu com o tráfico de drogas, foi condenado, porém eleito democraticamente mesmo tendo um mandato de prisão contra ele na Holanda. Dési Bouterse o nome do menino gente boa. Comparando com o Brasil seria mais ou menos se tivéssemos um presidente como o Maluf, que até hoje tem um mandato de prisão nos Estados Unidos. E você aí achando que mensalão é o que há de pior =P

Não prometa voltar. Volte! – diz a placa no aeroporto do Suriname.

Porém, o que mais me impressionou, mais do que o nível do inglês do pessoal, foi como o lema do Suriname “várias culturas, um só país” se faz presente no dia a dia das pessoas. Cara, o Suriname é um balaio de gato. Tem Hindu, Cristão Católico, Cristão Protestante, Muçulmano, Judeu… Todo mundo vivendo um do lado do outro sem se matar. Me impressionou o tanto de igrejas, mesquitas, templos, sinagogas, construídos pela cidade que vive aparentemente sem problema nenhum. Foi o primeiro país que viajei onde muçulmanos me diziam que viviam em paz em um país não muçulmano sem serem molestados por polícia/políticos malucos.
Sempre bom lembrar que até no Brasil as coisas não são tão fáceis para muçulmanos

Igreja Católica
Igreja Presbiteriana
Igreja Batista
Templo Muçulmano
Templo Hindu
O ponto mais simbólico de Paramaribo fica no centro da cidade, onde a principal mesquita do país foi construída, literalmente, ao lado, colada, da principal sinagoga do país. Tem noção desse simbolismo? Judeus e Muçulmanos um do lado do outro, no centro da cidade e sem ninguém jogando pedra no quintal do vizinho. Achei isso muito legal!
Mesquita ao lado da sinagoga no centro de Paramaribo

Bem, acho que ficou claro o quanto fui embora fã do Suriname

92dcc-img_0058
No aeroporto esperando meu voo, escrevendo e tomando uma das melhores cervejas que já provei. Parbo Beer, vale a pena experimentar!
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

7 comentários em “Mais sobre o Suriname – aprenda mais sobre o país!

  1. Tive curiosidade em saber um pouco sobre Suriname e encontrei vc Claudiomar com essas informações muito satisfatória, fiquei impressionada pelas impressões que eu tinha antes.Eu viajei nessa leitura. Parabéns pela atitude! Legal mesmo.

    Curtir

  2. Acho que o problema não e um muçulmano em um pais cristão, e sim ao contrario. Tanto e verdade , que o maior conflito do oriente médio, se da, porque países vizinhos a Israel, não querem reconhecer a mesma, como um pais. Sendo que Israel quer somente a Paz, propondo diversos acordos com a região e não aceita por estes países, com predominância da religião muçulmana.

    Curtir

  3. Amo o suriname é mto tranquilo 😍Sou de Belém do Pará, mas amo esse lugar como se tivesse nascido aqui. Sem falar nas comidas bem picantes 😂😅

    Curtir

  4. Tem um episódio de uma série de documentários que foram exibidos na TV Futura, na década de 2000, chamada Passagem Para, e o episódio ao qual eu me refiro é “Passagem para o Suriname”. É simplesmente sensacional. Produzidos pelo jornalista Luís Nachbin, os episódios estão disponíveis no You tube.

    Curtir

Deixe um comentário