





Quando ainda estava no Brasil, todo mundo me falava que a Bolívia era um país extremamente estressante, que todo mundo ia ficar te abordando e enchendo o saco na rua pedindo dinheiro e querendo te enrolar. Dois amigos que conheci em Santiago me passaram um cenário apocalíptico em relação a Bolívia (cheque a história lendo aqui). Parte disso é verdade, os vendedores bolivianos foram os mais desonestos que pude conhecer em toda América do Sul, portanto todo cuidado é pouco. Mas, mais uma vez, é super de boa e está longe de ser a dor-de-cabeça que é viajar na Índia ou em outros países mais pobres.
Outra coisa que todos devem estar preparados para quando forem viajar à Bolívia e em parte ao Peru é para longas viagens de ônibus. Os dois países são tão montanhosos que das 10 cidades com mais de 100.000 habitantes do mundo oito estão na Bolívia e no Peru (as outras duas estão no Tibet). Às vezes quando você está planejando sua viagem, olha no mapa, vê uma cidade do lado da outra e pensa “nossa, é pertinho” e quando vê são 10, 12, 14 horas de viagem de ônibus, já que as estradas parecem uma concha de caracol margeando as montanhas. Em uma semana e meia dormi três vezes em ônibus, não porque queria economizar dinheiro, mas sim porque realmente não havia opção. Em um eu quase, literalmente, congelei, mas conto a história depois.
FOLHAS DE COCA NA BOLÍVIA – A CURA DE TODOS OS MALES – CHÁ DE BOLDO BOLIVIANO
Outra coisa engraçada para a Bolívia é que todo e qualquer problema por lá se resolve com folha de coca. Tá com dor-de-cabeça por causa da altitude? Masca coca. Tá com diarreia? Chá de coca. Tá com mal-estar? Chupa balinha de coca! Lá tudo se resolve na coca, fi. Parece até quando eu era criança e lá em casa, para toda doença, de gripe a tuberculose, a gente tomava chá de boldo.
Porém só uma dica. Masque, tome, guarde, faça o que quiser com as folhas de coca, porém, ao sair da Bolívia cheque todos os bolsos e canto da sua mochila para não trazer NADA que tenha coca na sua composição. Seja balas, chás ou até mesmo as folhinhas. Tá, tudo bem que você não fica nem um pouco alterado ou doidão mascando folhas de coca, tal qual você fica cheirando cocaína. Ainda assim, se você for pego na fronteira com folhas de coca vai depender do quanto o policial vai querer ferrar com sua vida. Se ele for de boa, vai te fazer só jogar fora. Se ele quiser mesmo botar para quebrar, ele vai te levar preso por tráfico de entorpecentes. Você vai ser solto depois, responder em liberdade e muito provavelmente absolvido, mas fica a cargo de cada um ver se vale a pena o risco e a encheção de saco para isso. E, sim, volto a reiterar. Mascar a folha de coca não dá nenhum barato, a garganta e a língua ficam um pouco dormentes e só. É parecido com tomar kava nas ilhas Fiji (se quiser ler o post que eu fiz sobre tomar kava em Fiji, clique aqui)

