Lógico que assim que você chega a Noronha, uma das primeiras curiosidades é como fazer para pegar mala e cuia e se mudar para lá. É possível? A resposta é, não, não é possível.
Fernando de Noronha é uma situação meio complicada. Não é uma cidade, é um distrito estadual, logo não tem prefeito. Grande parte da ilha é Parque Nacional, portanto tudo é muito difícil por lá e, conforme falei, turista tem que pagar uma taxa diária de preservação da ilha. Hoje a migração para lá é bem restrita e para se mudar de vez, tirando as pessoas que já moravam até a legislação atual, existem três caminhos:
1 – Ser parente de primeiro grau de alguém da ilha, ou seja, ter pai ou mãe noronhenses;
2 – Casar com alguém que seja morador permanente da ilha;
3 – Conseguir um trabalho em Noronha.
As duas primeiras são as únicas formas de conseguir morar permanente por lá. Conseguir um trabalho em Noronha nunca vai lhe dar o status de morador permanente da ilha, ainda que você viva lá por 50 anos. E, apesar da lógica apontar o contrário, a maioria das pessoas que conheci por lá tinham residência permanente em Noronha. Inclusive não era raro achar alguém que cumpria os três pré-requisitos: filho de noronhense, casado com noronhense e com trabalho fixo em Noronha.
Uma forma que eu vi algumas pessoas meio que “burlando” ao menos a taxa obrigatória aos turistas era por meio de amigos que tinham negócios na ilha e os “contratavam” para trabalhar por um mês ou dois. Assim, eles podiam ficar esse tempo de boa na ilha sem se preocupar com pagamento de taxa. Outra coisa que me falavam que ocorria era o cara que pagava sete dias de taxa e depois desse tempo se perdia na ilha. Alugava um lugar e ficava morando lá meio que “ilegal”. Diz até que dava certo, demorava algum tempo até alguém caguetar que ele estava ilegal e outro tempo para ser mandado embora. Diz que você paga uma multa por dia a mais que fica na ilha, mas geralmente quem fazia isso era bicho grilo sem patrimônio, se fosse botar ela para pagar multa ia dar um trabalho danado e acabava que simplesmente se contentavam em expulsar o cara e sumir com o processo dele. Apesar do caráter restritivo dessas normas, segundo os servidores que mergulharam com a gente, a população da ilha havia triplicado em 15 anos.
Conversei com alguns “forasteiros” que estava morando lá de forma temporária, trabalhando na ilha, e eles me relatavam os mesmo problemas dos moradores em relação a baixos salários e várias restrições. Apesar disso, todos gostavam de morar lá, ainda que em caráter temporário.
Outra forma de dar um jeito de estar sempre indo lá é abrindo um negócio em Noronha ao se associar com um noronhense, da forma que expliquei nesse post aqui. Quem fez isso foi aquele ator global Bruno Gagliasso que tem uma pousada em Noronha e sempre tá por lá.



Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila
Belas coxas. 😀
CurtirCurtir
O meu sonho e morar em vernando de Noronha eu não tenho pra onde ir porfavor me ajudem a arrumar um emprego por lá sou um cara solitário tudo que eu quero e paz e sair da metrópole meu telefone 021 969880449
CurtirCurtir
bom dia… precisava urgente de um contato de alguém que more em Fernando de Noronha. Caso encontre, envie um e-mail para esse contato: daniellimilagre88@gmail.com
Obrigada!
CurtirCurtir
Caro amigo agora vai ter uma possibilidade de realizar sua vontade pois vai ter vagas através de um processo seletivo, contudo o nome correto é Fernando de Noronha, o Edital já está publicado em Diário Oficial. Fica a Dica! Boa Sorte!
CurtirCurtir
Sou formado em ciência da computação, não sou casado, não tenho filhos, meu sonho é morar em Fernando de Noronha… O que devo fazer?
CurtirCurtir
MEU DESEJO É MORAR NESTE PARAISO……….É LINDO………..
CurtirCurtir
Ler o artigo já é um bom começo.
CurtirCurtir
Tenho um enorme desejo de BV morar em Noronha, sou da área de saúde, será que é possível?
CurtirCurtir
Sou fotógrafo publicitário há 54 anos , quero viver em Fernando de Noronha fazendo algo qualquer . Falo inglês , Frances e Espanhol ! Extremamente hábil em qualquer setor de conhecimento, elétrico,marcenaria enfim qualquer setor . Algum conhecimento agrícola , já tive fazenda . Quero acalmar meu final de vida , com trabalho e dignidade . Sou conhecido pelo meu trabalho e tenho vários amigos , artista , políticos , esportistas enfim . Meu currículo é meu site , com minha apresentação pessoal . http://www.maisonduphoto.com
CurtirCurtir
Será que está tendo vagas temporárias em Noronha agora em 2019?
CurtirCurtir
Eu sou brasileiro. Tenho cidadania. Eu moro onde eu quiser no Brasil. Porque que eu tenho me submeter a leis dizendo onde eu posso ou não morar? Isso não fere o direito de ir e vir? E o direito de livre arbítrio?
CurtirCurtir
Eu adorei seu blog! Satisfação
CurtirCurtir
Fala pra esse João Pedro que Noronha é uma reserva? Obrigada
CurtirCurtir