MOLDÁVIA, O QUE SERÁ QUE TEM POR LÁ? BRASILEIRO PRECISA DE VISTO PARA IR PARA LÁ?

A Moldávia é um país europeu o qual poucos já ouviram falar ou sequer sabem que existe. Na verdade, na verdade, a primeira vez que eu ouvi falar da Moldávia foi quando vi uma paródia que alguns moldavos fizeram àquela famosa propaganda do Van Damme com as duas carretas Volvo onde ele vai abrindo as pernas:

Original

Paródia

Pelo vídeo dava para perceber que era um país europeu, provavelmente ex-soviético e rural.

Efetivamente a Moldávia é um país bem pobre, sendo o único país europeu com nível médio de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), possuindo um nível de desenvolvimento semelhante ao da República Dominicana. Por que isso¿ Bem, devido em grande parte à história do país.

A Moldávia sempre foi um país fortemente ligado à Romênia. Na verdade, a língua da Moldávia é a mesma coisa da romena, apenas com algumas palavras a mais em russo e um sotaque um pouco diferente. Existe inclusive uma província na Romênia que se chama Moldávia.

Quando a União Soviética invadiu e anexou a Moldávia, eles fizeram o manual “Stalin Feliz” e deportaram o máximo da população que conseguiram para os confins da Sibéria e trouxeram russos para ocupar a Moldávia em uma tentativa de russifica-la e destruir sua cultura e religião. Quando a União Soviética se esfacelou, esses russos voltaram para a Rússia deixando a economia da Moldávia em frangalhos. Ainda, para piorar, como havia uma região da Moldávia com grande concentração de russos, a Transnístria, ainda deram apoio a eles que fundaram um país de fato, levando grande parte das indústrias pesadas que eram da Moldávia. A Transnístria decretou independência e tem a sua própria organização estatal, apesar de país nenhum no mundo reconhece-los.

Se a Moldávia é pobre, a Transnístria é mais pobre ainda, pois, com as diversas crises da economia russa, vão diminuindo cada vez mais os incentivos que os russos dão ao país. Isso é um assunto relativamente sensível na Moldávia e qualquer pessoa que tenha viajado a Transnístria tem a sua entrada barrada ao entrar na Moldávia.

Brasileiros a turismo não precisam de visto para ir a Moldávia. Isso na verdade mudou tem pouco tempo. Eu cheguei até a fazer o processo online para pedir visto, paguei 60 euros, recebi o visto e duas semanas depois eles pararam de pedir visto. 60 euros no lixo!

23578

9
Sim, mano, encontrei a Ana Hickmann na Moldávia

1011121314151617

26
A Moldávia sofreu bastante na mão dos russos e isso é algo que ainda os assusta, até porque há ocupação russa na Transnístria. Na foto um protesto contra as ocupações russas nos países vizinhos em frente a Embaixada Russa. Como não queria problemas, evitei bater foto da frente da Embaixada e me limitei em bater dos cartazes fazendo alusão as datas de invasões russas
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

6 comentários em “MOLDÁVIA, O QUE SERÁ QUE TEM POR LÁ? BRASILEIRO PRECISA DE VISTO PARA IR PARA LÁ?

  1. Essa informação é real? No portão consular segue dizendo que necessita de visto e no site equivalente da Moldávia tb.

    Curtir

Deixe um comentário