O PRIMEIRO PAÍS CRISTÃO DO MUNDO, GUERRAS E GENOCÍDIO ARMÊNIO

A religião é algo interessante. A Armênia foi o primeiro país oficialmente cristão da história. Sim, da história. No ano 301 depois de Cristo (dãããã), mais uma vez, antes de Roma (sempre bom de lembrar), o reino Armênio virou Cristão sob a influência de Gregório, que hoje é o principal santo da Igreja. Bem, porque eu tou falando isso tudo agora? Para chegar no ponto principal que foi o genocídio armênio.

Durante toda sua história, os armênios se viram comprimidos entre três gigantescos e super poderosos impérios: o Russo, o Turco e o Persa. De uma forma ou de outra, eles iam ali dando seu jeito e vivendo do jeito que dava. Em determinado momento, a Armênia estava dividida entre o Império Russo e o Império Turco. Porém, os turcos nunca confiaram muito nos armênios porque eles tinham muitas relações com os europeus e, principalmente, porque os Armênios são cristãos e os Turcos, Muçulmanos. Na verdade, essa desconfiança turca meio que resvalava para todos os não-muçulmanos, como os Assírios e os Gregos (sim, havia vários gregos no Império Turco, ainda resquícios da época em que os gregos colonizaram aquela região).

No começo do século XX, o outrora poderoso Império Turco-Otomano era o grande homem doente da Europa (na verdade já tinha perdido todos seus territórios por lá, só mantendo as regiões ao redor de Constantinopla) e estava caminhando para o seu esfacelamento. Os Armênios, aí notando uma oportunidade, começaram a se mobilizar pela sua independência, porém ficaram isolados e não conseguiram tanto apoio. Devido a isso, a relação com os turcos, que já não era boa, se tornou terrível.

Com o fortalecimento do movimento dos Jovens Turcos, houve início a política de “Turquificação” do Império Turco-Otomano.  Ou seja, bem, tornar turco quem não era. Como os armênios eram uma pedra no sapato dos turcos há algum tempo, a coisa começou a ficar feia pro lado deles. Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, os armênios foram acusados de estarem conspirando e colaborando com os inimigos dos turcos. Quando todos os soldados que tivessem origem armênia foram desarmados, ficou claro que algo muito ruim estava a caminho.

De repente foi dado o sinal verde e todos os cristãos do império começaram a ser massacrados, assírios e gregos também. Porém, os armênios como tinham uma população bem maior, chamaram bem mais a atenção. Toda e qualquer pessoa que fosse acusada de ajudar um armênio, poderia ter problemas. O trabalho foi efetivamente de genocídios, com tentativa de destruição da cultura armênia. Igrejas de milhares de anos foram destruídas e os armênios morriam de fome pelas ruas, quando não eram mortos. Mulheres viraram escravas sexuais e eram vendidas como se vende gado. As que eram compradas eram tatuadas no rosto para demonstrar a quem pertenciam. Os curdos, que hoje comem o pão que Istambul amassou, supostamente contribuíram bastante para esse genocídio supostamente sob a promessa de conseguirem mais autonomia dos turcos depois disso. Porém, hoje são os curdos que sofrem bastante na mão dos turcos.

O saldo é difícil de se mensurar, mas fala-se em um milhão e meio de mortos. A Turquia até hoje não reconhece este genocídio e alega que os armênios morreram devido a hostilidades próprias da Primeira Guerra Mundial. Ao contrário do Holocausto Judeu impetrado por Hitler, o genocídio contra os armênios nunca teve o seu Nuremberg. Devido isso, até hoje as fronteiras da Armênia com a Turquia são fechadas.

aaaaaaaa.JPG
Museu do Genocídio Armênio

13

15
Árvore plantada pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil em memória ao Genocídio Armênio

14

54
Yerevan

555657606162

63
Construções de pedras avermelhadas que são a cara da Armênia

64656667

94
Monumentos às vitimas do Genocídio Armênio

90

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s