PERAMBULANDO POR MOSCOU – MUSEU AEROESPACIAL

Depois da visita ao Bunker 42 foi a vez da visita ao museu aeroespacial da Rússia. E, cara, vou te dizer, foi o melhor de tudo que vi em Moscou e um dos museus mais legais os quais já visitei na vida.

Todo mundo sabe que houve uma corrida entre Rússia e Estados Unidos para saber quem seria o senhor do espaço primeiro, com a cereja do bolo sendo o envio do homem a Lua. Os soviéticos largaram enormemente na frente. Foram os primeiros a enviar um artefato ao espaço (portanto demonstrando que já poderiam construir foguetes intercontinentais), os primeiros a lançar um ser vivo à Lua (a cachorra Laika, que infelizmente morreu no espaço), os primeiros a lançar e trazer em segurança uma ser vivo do espaço (um casal de cachorrinhos, cuja fêmea posteriormente deu cria a seis filhotinhos, um deles, inclusive, foi dado de presente à primeira dama esposa do presidente Kennedy, sendo algo para sacanear os americanos, obviamente), o primeiro país a enviar um homem ao espaço (o cosmonauta Yuri Gagarin que foi o autor da célebre frase “A Terra é Azul”), o primeiro país a permitir que houvesse uma caminhada no espaço (space-walk) e por aí vai.

Percebendo que estavam começando a levar um pau do russos, os americanos criaram o programa Apollo com o objetivo de enviar o homem ao espaço em até dez anos. Gastaram o equivalente a quase cento e cinquenta bilhões de dólares em valores atuais, mas conseguiram vencer os russos. Inclusive, agradecendo o presente do filhote da cachorrinha que foi e voltou viva, presentearam os russos com um traje espacial de alguns dos astronautas que foram a Lua.

Durante o tour, como em todo grupo sempre tem um imbecil, teve um lá que perguntou pro guia o que ele achava das teorias da conspiração de que a ida a Lua foram todas forjadas. O guia, juro, parou e começou a observar a cara do imbecil para ver se o cara estava falando sério ou zuando. Quando ele percebeu que o imbecil tinha falado sério ele falou que a principal prova de que isso é asneira é que os próprios soviéticos reconheceram derrota depois do Programa Apolo e cancelaram o seu programa próprio para enviar um homem a Lua.

Depois da corrida espacial, o guia nos levou para conhecer alguns protótipos e outros originais de espaçonaves e peças de espaçonaves.

Ele explicou para gente o funcionamento da Estação Espacial Internacional.

As famílias dos astronautas são consultadas sobre o que eles costumam comer e eles recebem comida uma vez por mês por meio de uma espaçonave que enviada só para isso. Eles dormem na vertical com uma cama colada na parede e tem que se exercitar em uma esteira no mínimo duas horas por dia para os músculos não atrofiarem. Como não há gravidade, o teto da espaçonave é pintado de uma cor diferente para eles terem ao menos um pequeno senso de direção.

Era interessante como o guia só faltava chorar dizendo que era uma pena que a Rússia não investisse quase nada no programa espacial como antes. Dava até pena. Coitado, se soubesse o tanto que o Brasil investe então…1920

21
O casal de cachorrinhos que foi e voltaram vivos do espaço foram empalhados e estão em exposição no mu seu ao lado da cápsula que os levou e os trouxe

22

23
Traje doado pelos americanos aos russos

242526272829

30
A tumba de Stálin ainda é hoje uma das mais floridas
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “PERAMBULANDO POR MOSCOU – MUSEU AEROESPACIAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s