CAPOEIRA PELO MUNDO, CAPOEIRA EM VLADIVOSTOK – RÚSSIA

Continuando com a série Capoeira pelo Mundo, pensei “bem, se for para escrever sobre capoeira na Rússia, vai ser meio sem graça escrever sobre Moscou ou São Petersburgo, quer saber? Vou deixar para escrever lá no fim do mundo! Vou escrever sobre capoeira em Vladivostok!”. Dito e feito, consegui entrar em contato com uma instrutorA (sim, A maiúsculo, já que a maioria dos instrutores que conheci eram homens) russa. Galega e tudo!

Entrei em contato com a Daria pelo Facebook e marquei um horário para visitar a academia de capoeira dela. Acabou que ela era instrutora junto com o marido dela, Albert, um russo de descendência coreana e que falava português. Sim, tudo isso mesmo.

Acabei falando mais com a Doria porque ela falava português mais fluente que o Albert.

Bem, a história deles é a seguinte. Assim como os instrutores da Armênia, da Ucrânia e da Moldávia, o Albert conheceu a capoeira por meio do filme Only the Strong. Rapaz, me impressionou como esse filme teve um poder de propaganda da capoeira por toda a Europa/Ásia (apesar do poder que ele teve para fazer as pessoas conhecerem a capoeira, vejo que hoje a nova geração, pelo menos os que pude conversar, conheceram inicialmente a capoeira pelo jogo de videogame de luta Tekken 3, por conta do Eddie Gordo. Parte dos alunos que eu conheci lá inclusive me disseram isso). Ele treina há mais de nove anos e ela há sete

Ela aprendeu capoeira com um professor particular. Antes de fazer capoeira, a Daria nunca tinha treinado nenhum tipo de arte marcial, fazia apenas natação.

A capoeira hoje é a principal atividade dela, ainda que ela seja designer e formada em educação física e o Albert formado em Matemática e educação física também. Só para vocês terem uma ideia, eles tem a escola há cinco anos e por volta de 200 alunos, a maioria crianças. Interessante que eles tem até mesmo uma filial.

Fazem batizados uma vez por ano que às vezes, inclusive, chegam a contar com mestres que eles trazem direto da Bahia (sim você leu bem, o mestre vem da Bahia DIRETO para Vladivostok). Vez ou outra rola até umas apresentações de samba de roda, que a Daria aprendeu assistindo ao youtube e depois com uma professora na Bahia. Mais uma vez, ocorre a constante que falei em outros posts, como uma escola de Capoeira iniciando-se como uma escola de artes marciais e depois funcionando como um verdadeiro disseminador e propagador da divulgação da cultura brasileira.

No final ela ainda me levou para conhecer a outra escola dela. Cara, impressionante a estrutura que eles tinham por lá. Inclusive alguns instrumentos sendo trazidos direto do Brasil.

IMG_6748IMG_6751IMG_6757IMG_6777

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “CAPOEIRA PELO MUNDO, CAPOEIRA EM VLADIVOSTOK – RÚSSIA

Deixe um comentário