Perambulando por Segóvia na Espanha

Depois de Toledo seguimos para Segóvia, cidade que me impressionou ainda mais. A catedral é linda e dizem que Walt Disney se inspirou no castelo da cidade para poder fazer o castelo da Branca de Neve. Cara, vou te dizer, não duvido, parece demais um castelo de conto de fadas. Se liga na foto. Eu cheguei a ficar uns dez minutos só admirando aquilo.

Mas, de longe, o mais impressionante, e uma das coisas mais fantásticas que eu já vi na vida, foi o aqueduto de Segóvia. Os romanos queriam água fresca e viram que havia um lago há 17 quilômetros dali. Pensaram, porque não trazer a água de lá? Sim, eles fizeram 17 quilômetro de canais desembocando naquela estrutura fantástica que é aquele aqueduto.  Importante lembrar que não basta fazer 17 quilômetros de canos, você tem que ir fazendo um leve ângulo descendente para a água poder fluir por todos esses quilômetros. Me lembrou demais os Qnats que eu vi no Irã. Os romanos já sabiam fazer argamassa, mas ninguém sabe porque (não há registros escritos disso) eles preferiram encaixar as pedras sem nenhum tipo de argamassa. A construção ficou ainda mais impressionante. E, o melhor, como as pedras não estão coladas umas as outras, o aqueduto não se destruiu nos diversos terremotos que ocorreram nos últimos dois mil anos. Você tem noção do quanto isso é fantástico. 

O aqueduto foi tão bem feito, era tão fantástico que foi utilizado até… 1300? 1500? Não, cara, ele só foi desativado em 1973!!!! Só faz 50 anos que pararam de usar, isso para poder preservar ainda mais o aqueduto, porque se deixasse, ele estaria abastecendo a cidade até hoje.

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.

Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!

Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog

Deixe um comentário