Porém, o interessante é que a cidade da Guatemala não é muito popular entre os turistas, popular mesmo é a cidade de Antígua
Antígua foi fundada em 1543 e foi a terceira capital do Reino da Guatemala durante a colonização espanhola. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e tem um estilo de arquitetura barroca espanhola, com suas ruas de paralelepípedos, praças e imponentes igrejas coloniais. Porém, a cidade enfrentou vários terremotos devastadores, o que levou à transferência da capital para a Cidade da Guatemala em 1776.
Como falei, Antígua é um destino turístico popular, atraindo visitantes de todo o mundo. Enquanto a Cidade da Guatemala pode oferecer uma experiência mais cosmopolita de metrópole os turistas preferem ficar em Antígua devido a atmosfera “charmosa” e tranquila da cidade. Sim, lá é bem mais tranquilo que a metrópole com carros, gente e fumaça para todo lado. É bem bacana se perder nas suas ruelas pitorescas, explorar mercados locais e apreciar a autenticidade da cultura guatemalteca.
A paisagem ao redor da cidade também é espetacular, com vulcões imponentes proporcionando um cenário impressionante para os visitantes. Por isso que muitos turistas preferem Antígua.


Depois que eu fui saber que a maioria dos turistas só passam pela cidade da Guatemala e preferem ficar hospedados em Antígua. Então a maioria dos passeios turísticos acabam tendo que sair por lá.
Por isso eu acabei reservando um Airbnb na Cidade da Guatemala mesmo. E, olha, não me arrependi. Como Antígua é extremamente turística e uma cidade pequena, as acomodações são caras, poucas e entregam baixa qualidade. Meu Airbnb na Cidade da Guatemala foi relativamente barato e um dos melhores em que já fiquei. De lá eu peguei uma condução para passar um dia em Antígua. O problema é que a Cidade da Guatemala é uma cidade gigante e, como não tem turistas, informações turísticas também não são fáceis de se descobrir na cidade. Acabei tendo que ir para Antígua de Uber, saiu um pouco caro, mas é o que tinha.

E, bem, não era muito longe uma cidade da outra, eram só 40 km. É quase um ida e volta da minha casa até o aeroporto em Brasília. Imaginei que não seria complicado. Rapaz… Acredita que eu levei 3 horas para fazer essa distância? Três horas para fazer 40km. Se eu fosse um maratonista seria mais fácil ter ido correndo. Me lembrou as viagens que eu fazia no Himalaia Indiano ou nos Andes Peruanos em que você via uma cidade do lado da outra e levava quase que um dia inteiro para chegar.
No final, cheguei na cidade e nem achei lá essas coisas. É uma cidade colonial da América Latina bonitinha, mas nada demais. Para os gringos é uma coisa bem diferente, mas para gente que mora por aqui no Brasil, não é nada demais, é como viajar para São Luís, Ouro Preto ou Pirenópolis. Não achei que valeu o esforço e nem me arrependi de ter ficado na Cidade da Guatemala. Na volta de Antígua consegui uma van por um terço do preço que ainda me deixou no meu Airbnb na Cidade da Guatemala.
Uma coisa que me impressionou sobre Antígua foi o tanto de crianças vendendo coisas e pedindo dinheiro. Fiquei pensando que felizmente a gente desacostumou a ver isso no Brasil. Ok, óbvio que ainda tem, mas não é tão comum quanto era quando eu era criança e não o tanto quanto eu vi em Antígua
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog






