Como só tinha uma semana de férias decidi conhecer apenas dois países da América Central. Fuçando pela internet, consegui um bom voo para a Guatemala. Daí fiquei pensando, qual seria o próximo? Fucei mais um pouco e vi que dava para conseguir uma viagem bem bacana para a Costa Rica.
Na verdade, era até esperado que a Costa Rica fosse um país com bastante voos, ela é o destino de férias preferido pelos Americanos na América Central. Na verdade, parece que todos eles depois da aposentadoria vão lá, porque, rapaz, nunca vi tanto idoso gringo quanto o que eu vi na Costa Rica. Isso acaba fazendo com que a Costa Rica seja de longe o país mais caro de toda América Central para se viajar haja vista que, mais uma vez, tá cheio de gringo idoso cheio de dólares no bolso para gastar.
É interessante como as coisas são dolarizadas por lá. Se você pergunta algo em espanhol, e tem um sotaque de gringo como eu, eles já te respondem o valor em dólar. Você que tem que falar, não, eu quero pagar com a moeda local da Costa Rica, porque senão eles partem do pressuposto de que você quer fazer tudo em dólar. Até os caixas eletrônicos te dão a opção de sacar dinheiro em dólar ou em moeda local. Ok, eu me concentrei nas áreas turísticas, no interior não deve ser assim. Mas, mano, pensa no Rio de Janeiro. Pode ser a zona mais turística que for que os preços sempre estarão disponíveis em reais.
Outra coisa que me deixou impressionado foi o calor. Rapaz… que calor. Acho que até o Maranhão deve ter um clima mais fresco que a Costa Rica. Pelo menos não choveu enquanto eu estive por lá e pude fazer os passeios tranquilo.
Outra coisa que foi legal também foi que o meu chip de celular da Guatemala funcionou perfeitamente bem na Costa Rica, foi 4G a viagem inteira. Ao menos nisso eu economizei, porque, rapaz, o resto… Que país caro, viu? Se for viajar para lá, já vá preparado.
Outra coisa que me impressionou da Costa Rica é que o país não tem Exército. Isso mesmo, eles não têm Forças Armadas. Eles têm polícia, uma polícia de fronteira e é isso. Eles baniram o Exército desde o fim de uma Guerra Civil que houve na década de 1950 e desde então nunca mais refizeram. Existem alguns poucos países que não tem Exército, mas a maioria ou são protetorados de outros ou são nações minúsculas. A Costa Rica aparentemente é o maior país que não tem Forças Armadas. Interessante isso, né?
Mas sim, a Costa Rica foi outra grata surpresa junto com a Guatemala.
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog




