Estrangeiros em Cuba

Assim como na Coréia do Norte, em Cuba também esperava encontrar a mesma mescla de mochileiro que encontrei em Pyongyang. Parte dos mochileiros de esquerda, parte de direita e a maioria não dando a mínima para política. Porém, em Cuba foi algo totalmente diferente. Pude perceber que mochileiros como eu, que foram a Cuba apenas para conhecer o país mesmo e saber como as pessoas vivem por lá, são minoria. A maioria da galera que aparece por Cuba efetivamente são pessoas que acreditam na Revolução e em países de economia planificada, ainda que seja difícil acreditar que pessoas desse jeito existam até hoje.

Lá atrás, escritório para tratar de interesses americanos na ilha. Uma ação de reaproximação realizada por Jimmy Carter em relação a Cuba. Dá para ver facilmente a felicidade que eles tem pelo lugar…

Às vezes eu tava voltando de um dia de caminhada por Havana e quando perguntava a galera do albergue o que eles haviam feito eu só recebia resposta do tipo “nada, só fiquei lendo mesmo”, você olha o livro do cara e é aquele panfleto do partido comunista cubano, títulos como “a supremacia do socialismo sobre o imperialismo” e outras alucinações.

Em Cuba todo ser humano tem moradia, ainda que viva em um cortiço

Eu virei para uma francesa que estava no grupo e falei “pô, é interessante a gente ouvir também o que falam a galera pobre de Cuba, né?”. Ela só me mandou um “arf… para mim ele é que nem aquele povo da França, que tem tudo e não para de reclamar da vida”. Tem tudo?!?!?! Meu, o cara tava reclamando que tinha que usar jornal não só para ler e a mina me falou isso!O que é mais triste é que alguns deles efetivamente parecem querer acreditar que o sistema cubano é perfeito, lindo e distributivo, apesar das evidências contrárias. No dia que a gente tava conversando com o cara no bar e ele reclamava para gente o quanto era difícil viver em Cuba, como às vezes até um litro de detergente ou um papel higiênico poderia ser um problema, o grupo inteiro ficava falando para ele “mas que nada, cara, não deve ser tão ruim assim. Você tem saúde, educação e moradia!”. E o bicho só respondia, “posso até ter moradia, mas tenho que morar com meus avós e meus pais para ter um teto”

Sorveteria Coppelia, um dos principais pontos turísticos de Cuba. Lá eles vendem um sorvete de seis bolas por aproximadamente quarenta centavos de real A PORÇÃO! A variedade é de geralmente um ou dois sabores por dia, mas quem se importa? São QUARENTA CENTAVOS!!! Nos fins de semana, balada de cubano é pegar filas quilométricas para provar do famoso sorvete.

Sabe aquelas horas que é melhor você ficar calado? Pois é, eu não tenho esse dom. Só emendei um “lógico que ele tem tudo e tão reclamando, inclusive semana que vem ele vai ter a oportunidade de fazer um mochilão na França e no Brasil que nem a gente, né?”. Lógico que ela não falou nada depois disso e na verdade não falou mais nada comigo até eu ir embora de Havana. Nem bom dia me dava.

Mais uma inimizade para coleção…

Revolução no país dos outros é sempre muito legal.

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “Estrangeiros em Cuba

  1. Até que enfim encontrei alguém que pensa como eu sobre cuba! Não quero estar lá pela revolução… e sim… conhecer, entender…
    Cuba é o primeiro país que escolhi para MOCHILAR!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s