AMRITSAR, A JÓIA DO NORTE DA ÍNDIA E CAPITAL DOS SIKHS

Em 2008, durante a minha primeira viagem a Índia, cheguei a Amritsar em uma viagem de trem quase que diretamente de Goa, só não cruzei a Índia de Sul a Norte de uma vez porque fiquei alguns dias em Delhi antes. Dessa segunda vez, 2017, peguei um voo direto de Jaipur e cheguei a Amritsar.

Depois de Agra, Amritsar com certeza foi a segunda cidade que mais me encantei viajando pela Índia. Tudo lá é muito diferente, além de que, meu, que lugar lindo é aquele Golden Temple (Templo de Ouro), o local mais sagrado para os Sikhs.

RELIGIÃO SIKH NA ÍNDIA

Antes de começar a escrever sobre Amritsar (e consequentemente sobre o Punjab, o Estado onde se encontra Amritsar), é necessário escrever sobre a religião Sikh.

O Siquismo é uma religião monoteísta que foi fundada no final do século XV no Estado do Punjab, hoje na Índia. Ela é um mix entre as religiões hindu, islâmica e costumes locais. Apesar de hoje estar concentrado em apenas um Estado indiano, ser apenas 2% da população da Índia (país onde há mais adeptos) e dificilmente a gente ouvir falar deles, o Siquismo é a sexta maior religião do mundo. Porcentagens na Índia são coisas impressionantes.

A principal característica dos Sikhs é que onde você vir um, ele SEMPRE estará com um turbante. Serve para segurar o seu cabelo que não deve ser cortado a vida inteira, assim como a barba. Além disso eles sempre andam com uma adaga escondida nas vestes, representando o símbolo de liberdade e justiça de um povo guerreiro. Os Sikhs também são conhecidos por serem pessoas extremamente gentis e solidárias. Em todo templo Sikh que você visitar há instalações para desabrigados e fornecimento de comida grátis bancada com doações.

VIAJANDO POR AMRITSAR, ÍNDIA

O principal atrativo de Amritsar é, sem sombra de dúvidas, o Golden Temple. Ele é como se fosse a Capela Sistina dos Sikhs. É o lugar mais sagrado da religião porque o principal livro dos Sikhs está em seu interior. O quarto guru da religião escavou um tanque em 1577 que ficou conhecido como Amritsar (que significa “Piscina do Néctar da Imortalidade”). Uma cidade cresceu ao seu redor e acabou ficando com o nome. Lá dentro há um museu com as principais passagens da história Sikh. São singelas pinturas com pessoas tendo as pernas esfoladas, com profetas serrados ao meio de cabeça para baixo, mutilados e comendo as partes do seu corpo que foram cortadas, entre outras graciosidades. Infelizmente lá dentro não era permitido bater fotos para eu mostrar as fotos que estou falando.

Além do Golden Temple, também é possível visitar o lugar onde ocorreu o famoso Massacre de Jallianwala Bagh. Isso foi antes da independência indiana quando tropas do Reino Unido fuzilaram a sangue frio milhares de pessoas que protestavam desarmadas e pacificamente pela independência indiana.

Por último, existe a principal atração da cidade que é a cerimônia de troca de guarda na única fronteira terrestre entre Índia e Paquistão aberta a estrangeiros. Imperdível como é possível ver nessas minhas fotos ainda de 2008.

20171009_171715IMG_5239

IMG_5134

IMG_5249
Coisas típicas de ocorrer na Índia. As pessoas nos param e pedem para a gente bater foto delas. Esses dois foram assim =)

IMG_5251IMG_5254IMG_5279IMG_528120171009_17014720171010_121112IMG_4690IMG_5111IMG_5119IMG_5104IMG_5271IMG_5274

20171010_122437
Como se proteger no trânsito caótico da Índia

20171005_215154

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s