Ainda em 2008, depois de ter viajado por Amritsar iria seguir para Mcleod Ganj, a região na Índia onde fica o governo do Tibet no exílio. Ela fica nas montanhas e foi realmente chegar por lá. Fui à rodoviária e as informações eram desencontradas, cada guichê falava uma coisa diferente, isso quando falava inglês. Fiz amizades com uns gringos que conheci na rodoviária e quando enfim conseguimos um busão para nos levar até lá era hora encarar o caminho. A cidade fica a apenas 210km de Amritsar. O único problema é que as estradas vão pirulitando entre as montanhas até chegar à Mcleod Ganj. Resultado? Levamos NOVE HORAS para poder percorrer 210 míseros quilômetros.
LAR DO DALAI LAMA
Basicamente o Tibete é um país que hora é independente, hora é um país vassalo da China. Atualmente faz parte da China. Depois da última anexação chinesa em 1950, diversos tibetanos fugiram do país temendo retaliações dos chineses, entre eles o Dalai Lama, líder dos tibetanos. Na Índia, fundaram um governo no exílio em Dharamshala, cidade onde fica Mcleod Ganj. No Tibet, a imagem do Dalai Lama, vista em vários lares mundo afora, é simplesmente proibida e o Dalai Lama ele teve que fugir para não ser morto.
A China vem promovendo a desculturalização do Tibet atraindo, por meio de incentivos fiscais, hordas e hordas de chineses para lá fazendo com que hoje os tibetanos sejam uma minoria dentro do seu próprio país. Alguns refugiados diziam que se eles encontrassem uma imagem do Dalai Lama na casa, o tibetano teria que pisar e rasgar a imagem sob pena de ser executado no ato com um tiro na testa.
Mcleod Ganj é uma pérola por si só. O clima por lá é aquele frio de montanhas e a cidade é uma graça. Na verdade, você se sente de fato no Tibet, tanto pela arquitetura do lugar quanto pelo fato de que por lá só há tibetanos. Viajei para lá próximo às olimpíadas da China e havia cartazes por todos os lados de protesto contra a opressão chinesa aos tibetanos. A maioria dos refugiados que pude conhecer por lá nos falaram que fugiram do Tibet a pé, pelo meio das montanhas, com diversos deles morrendo pelo caminho ou sendo capturados pelos militares chineses, o que dá no mesmo.
Chegando à Índia eles conseguem um local seguro e onde podem recomeçar a vida. É engraçado você chegar lá e ver um bando de gente de olho puxado no meio de tantos indianos.
- Maior casa do mundo. É de um ricaço que mora em Mumbai



