Como visitar os campos de concentração de Dachau

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/campo-de-concentra%c3%a7%c3%a3o-kz-dachau-2063348/

Se você quer saber como visitar os campos de concentração de Dachau, tenha em mente que essa será, muito provavelmente, uma das experiências mais marcantes na Alemanha.

Afinal de contas, essa é uma visitação que remonta a um passado bastante denso, palco de uma das histórias mais tristes de toda a humanidade.

Mas, ainda que tenha um passado pesado, é uma visita necessária para entendermos um pouco da dimensão e tomarmos consciência de todas as tragédias.

Para saber como visitar os campos de concentração de Dachau, é só continuar a sua leitura.

História do campo

O campo de concentração de Dachau foi o primeiro campo oficial do regime nazista, sendo também um dos mais atroz.

A princípio, o campo recebia prisioneiros que eram opositores políticos do regime. Mas, à medida que o tempo passou, passou a receber os demais tipos, como judeus, ciganos, homossexuais, padres etc.

Assim como aconteceu em vários outros campos de concentração, em Dachau também ocorreram diversas experiências médicas com os prisioneiros.

Apenas para se ter uma ideia, entre os anos de 1933 e 1945, Dachau recebeu mais de 200.000 prisioneiros. Ainda que não se saiba a quantidade exata, muitos deles acabaram sendo vítimas da crueldade nazista.

Os prisioneiros tiveram a sua liberdade apenas em 29 de abril de 1945, mas muitos deles carregam o trauma até os dias de hoje.

Visitar o campo de concentração é se imergir na parte mais taciturna e sombria da história da Alemanha, já que o local conserva bastante memória.

É durante a visita que você consegue conhecer toda a história do campo de concentração, tais como:

  • A forma de tratamento para com os prisioneiros;
  • Instalações as quais eles viviam;
  • Depoimentos de sobreviventes;
  • Textos contextuais;
  • Objetos da época etc.

Como uma forma de homenagem, resolveram instalar um memorial judeu e templos pertencentes a outras religiões no local.

O campo de concentração fica próximo à cidade de Munique, sendo que a sua construção foi feita pelos próprios nazistas, em uma antiga fábrica de pólvora.

A inauguração foi feita por Heinrich Himmler, um dos homens mais cruéis do regime nazista.

Como visitar o Campo de Concentração de Dachau?

Para visitar o campo de concentração de Dachau, você não necessariamente precisa contratar algum pacote de viagem ou algo do tipo.

Caso queira uma certa ajuda, até vale a pena procurar por essa alternativa, mas tenha em mente que você consegue visitar de maneira independente.

A entrada para o memorial é gratuita, sendo que é possível fazer a visita de acordo com o ritmo que achar melhor.

Agora, caso queira fazer uma visita guiada, isso fará com que você obtenha maiores informações sobre o local e de todas as coisas que aconteceram por lá.

O memorial abre todos os dias, mas é possível visitar apenas das 09h às 17h. O único dia que costuma ficar fechado é no dia 24 de dezembro.

Por mais que a entrada seja gratuita, é possível adquirir um áudio tour completo por um valor de apenas 3.50€.

Esse guia está disponível em oito línguas diferentes, sendo uma ótima forma de conhecer toda a história do local.

Como chegar ao Campo de Concentração de Dachau

Como já mencionado, a cidade mais próxima é Munique, mas que fica a mais ou menos 25 minutos de distância de Dachau.

Por isso, você pode chegar facilmente no local de carro. O memorial tem sim um estacionamento disponível, mas é preciso pagar os devidos custos.

Mas, também é possível chegar ao local de transporte público. Para isso, partindo da Estação Central de Munique, chamada “hauptbahnhof”, pegue o trem S2 em direção a “Dachau/Petershausen”.

Basta você descer na estação “Dachau” e, em seguida, dirigir-se até a estação e pegar o ônibus 726, com destino à “Saubachsiedlung”.

Fazendo isso, é só você descer bem na entrada do memorial que, em Alemão, chama-se “KZ-Gedenkstätte.”

Caso você opte por ir de transporte público, tenha em mente que é necessário ter o bilhete Munich XXL, já que ele abrange todas as áreas desse trajeto.

Por mais que existam outras alternativas, a nossa dica é que você dê preferência por comprar o bilhete.

Afinal de contas, dessa forma, o bilhete terá validade pelo dia todo, fazendo com que você possa ir e voltar sem gastos adicionais.

Como é a visita ao campo de concentração de Dachau?

A visita ao campo de concentração é uma maneira de mergulhar de cabeça em toda a história local, haja vista que há muita informação sobre todo o regime nazista.

Fora isso, é possível visitar as instalações do campo de concentração, dando um ar mais empático a toda a situação.

Uma coisa que precisamos falar sobre a visita é tomar cuidado com os guias que for contratar. Dizemos isso porque os passeios internos guiados podem ser feitos apenas por funcionários de Dachau.

Mas, dentre alguns locais que você poderá visitar, mencionamos os seguintes:

  • Crematório;
  • Memoriais religiosos;
  • Exposição do campo;
  • Antigos barracões etc.

Durante a sua visita, você poderá descobrir diversas coisas, sendo que é possível adaptar todo o trajeto ao seu ritmo.

Portanto, será possível conhecer alguns fatores históricos e culturais da Alemanha, fazendo com que você se situe a todo o contexto histórico.

Caso você opte por uma visita guiada, ainda é possível ter acesso a algumas curiosidades locais no decorrer de todo o roteiro de viagem.

Ainda há alguns guias que oferecem boas dicas sobre a cidade em si, tais como transportes, lojas e demais passeios que pode fazer pela cidade.

Dicas úteis sobre o Campo de Concentração de Dachau

Antes de ir ao local, fique atento as seguintes dicas:

  1. O memorial abre todos os dias, das 09h às 17h, sendo que a entrada é gratuita;
  2. Não é possível entrar com cães no memorial, ao menos que seja cão-guia;
  3. O mais adequado é não levar mochilas muito grandes, já que não há armários para guardar a sua bagagem;
  4. Alguns conteúdos não são recomendados para menores de 13 anos. Fique atento.

Além disso, devemos mencionar que a grande parte do memorial é acessível para os deficientes. Inclusive, é possível obter cadeiras de rodas emprestadas no memorial.

O único parêntese quanto à acessibilidade é a parte externa, já que ela é de terra. Ou seja, pode dificultar um pouco o acesso.

Por fim, a nossa dica é que você separe pelo menos meio dia para fazer uma visita satisfatória ao campo de concentração de Dachau.

Deixe um comentário