Viajando para Gâmbia, o menor país da África – O país que é apenas um rio

Como é possível ver no mapa abaixo, a Gâmbia é quase uma língua dentro de uma cabeça que é o Senegal. Obviamente eu iria aproveitar a oportunidade e visitar a Gâmbia na mesma viagem. Além de que, bem, Gâmbia é o menor país da África! Na teoria parece fácil, mas na prática… Rapaz, começa que é quase impossível conseguir informação na internet sobre o trajeto. Elas quando existem são desencontradas. Brasileiros precisam de visto para ir à Gâmbia? Pode conseguir o visto na fronteira? Tem ônibus que faz a linha? Procurei, procurei e nada de conseguir.

O país basicamente segue o curso do rio

No final acabei descobrindo que há uma empresa de ônibus que faz a viagem Dakar-Banjul diariamente por um preço relativamente razoável (120 reais ou 25 euros à época que estou escrevendo cada trecho). A empresa fazia duas viagens diárias, uma saindo as sete da manhã e outra saindo da noite. Digo que fazia porque viagens de ônibus pela noite passaram a ser proibidas no Senegal momentos antes de eu chegar ao país. Por quê?

Segurança, Conforto, Regularidade. Acredite, isso faz uma diferença danada naquela região

Bem, um mês antes de eu chegar ao Senegal rolou um acidente de ônibus feio. Dois ônibus se atravancaram e morreram mais de 50 pessoas. Os motivos foram os velhos conhecidos de sempre, pneus carecas, imprudência e por aí vai. Esse acidente foi tão chocante que obrigou o governo a adotar medidas de segurança entre elas proibir as viagens de ônibus noturnas. Beleza. Foi um acidente, acontece às vezes, mas agora a galera vai ficar mais ligada. Duas semanas depois. Pimba. Outro acidente entre dois ônibus que deixou mas de 20 mortos. Aí mermão, deu aquele gela. Hoje em dia sou pai de família então tenho muito mais medo dessas coisas. Acabou que eu fui pesquisar sobre a empresa de ônibus que eu iria viajar e vi que ela era estatal, cumpria todos os requisitos de segurança, então acabei decidindo de última hora. Tem uma galera mais intrépida que viagem com um tal de um sept car que é tipo uma lotação o qual eu não recomendo mesmo.

O problema foi que na noite anterior à viagem saímos para comer e eu tive um revertério no estômago, mas como já tava tudo pago, acabei não desistindo.

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.

Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!

Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog

Deixe um comentário