
![]() |
Bandeira austríaca. Qual a explicação das cores? Bem, tem a chata de sempre (são as cores da família real e blá blá blá) e a bem legal que um amigo austríaco me contou. A história seria mais ou menos assim. Diz ele que a bandeira é dessa maneira por causa de algo que ocorreu durante uma das batalhas mais sangrentas pra poder fundar a Áustria. Diz ele que um dos mais valorosos guerreiros, daquilo que seria a Áustria, lutava nu (sim, rapaz! O cara era valoroso mesmo!) vestindo apenas um cinto (devia ser pra dar sorte). A batalha foi bastante selvagem e depois de dias batalhando sem parar (qualquer semelhança com Rambo é mera coincidência) eles conseguiram a vitória. O guerreiro, totalmente coberto de sangue, pra poder comemorar foi lá e arrancou o cinto dele (liberou geral!!!) e essa foi a imagem que ficou como símbolo, o cara todo vermelho, com uma única parte branca (que era a cor da pele dele), sendo o cinto o único local que estava vestido durante a batalha e portanto não sujo de sangue. Eu particulamente prefiro mais essa. Mais macho que esse só o Shiva mesmo… |
A Áustria é um pequeno país germânico, situado na chamada “Europa Central” e foi o que restou do gigantesco Império Austro-Húngaro dos Habsburgos. Apesar de hoje ter perdido grande parte do prestígio dos tempos do Império, a Áustria ainda é um importante país europeu. Possui uma população de quase nove milhões de pessoas e o oitavo maior PIB per capita do planeta.
![]() |
Em frente a Catedral de Santo Estêvão, um dos principais cartões-postais de Viena. |
Devido ao seu relevo montanhoso e frio, milhões de turistas costumam visitar o país para esquiar e fazer snowboarding, apesar de muitos nativos de lá nunca na vida terem visto um côco ou um coqueiro na vida(para ler a história, clicar aqui). O turismo é a principal fonte de renda da Áustria e responde pela maior parte do seu PIB.
Grandes contribuições para a humanidade são provenientes deste país. Beethoven e Sigmund Freud nasceram em solo austríaco assim como outros grandes gênios que estudamos durante o nosso segundo grau principalmente em física, como Doppler, Schrödinger, Wolfgang Pauli. É também austríaco o pioneiro do estudo da Genética, o monge Mendel com suas ervilhas . Tem também o nosso amigo, Schwarzenegger, hoje governador da Califórnia. Pra não dizer que só tem coisas boas por lá, Adolf Hitler era austríaco e não alemão. Apesar de passar um tempão pensando aqui, acho que a empresa mais famosa da Áustria é a Red Bull mesmo 😛
Apesar de muitas pessoas confundirem e achar que é mesma coisa, Áustria não é Austrália! Isso é uma coisa bem engraçada e eles acabam fazendo piada com isso. Quando eu viajava pela Áustria, vi em algumas lojinhas para turistas camisetas sendo vendidas com a seguinte frase: “No Kangaroos in Austria”.

![]() |
Sede do Poder Legislativo da Áustria |
A capital da Áustria é Viena. Assim como Zurique, faz parte do rol de cidades da Europa que eu nunca fiz questão de visitar e só acabei indo porque elas faziam as melhores escalas pro Egito, partindo da Europa, pela minha passagem de volta ao mundo. Como eu teria que passar lá de qualquer jeito, pagar a taxa de embarque de qualquer jeito, resolvi ficar alguns dias por lá e “ver de qual é”. Não vou dizer que me arrependi, mas também não foi aquela coisa que eu dissesse: Nossa que coisa inacreditável. Viena pareceu ser só mais uma cidade européia, bem arrumada, bem limpa, com os serviços públicos funcionando, alguns prédios arquitetônicos bem construídos e nada mais. A única coisa que realmente valeu a pena foi o couch que foi muito bom, as pessoas que conheci foram realmente bem legais, mas tirando isso nada demais.
Os europeus e suas manias de colocarem estátuas de gente se espancando em frente de construções importantes. Meu Deus, porque esse povo não descarrega toda essa testoterona jogando um futebolzinho?
![]() |
As estátuas de cima estão em frente a uma das entradas do Palácio Imperial de Hofburg |
Bem, cara, acho que no mais é isso. Vou deixar para falar mais de Viena quando começar o post específico sobre ela.
![]() |
Mais algumas fotos do Palácio de Hofburg |
Tinha que ser um nordestino mesmo para não achar nada demais em Viena.
CurtirCurtir
Só uma pequena correção aí caro Maranhão.
O Beethoven (Estou falando desse homem aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven ) nasceu na Alemnha. Atual cidade de Bonn, que por sinal foi capital da Alemanha Ocidental durante a Guerra Fria.
A época do nascimento, pelo que li, lá era o Sacro império Germânico.
No mais, puta merda, falar que Viena é só mais uma cidade européia é mesmo foda. Teu negócio é mesmo um burrico, um canguru apaixonado. Ou mesmo um indiano bem bigodudo.
hehehe =P
Abração
CurtirCurtir
“No mais, puta merda, falar que Viena é só mais uma cidade européia é mesmo foda. Teu negócio é mesmo um burrico, um canguru apaixonado. Ou mesmo um indiano bem bigodudo.” [2]
CurtirCurtir