CAPOEIRA PELO MUNDO, CAPOEIRA NA UCRÂNIA

Dando continuidade ao trabalho de conversar com instrutores de capoeira pelos países os quais vou passando, entrei em contato com o Igor, um instrutor de capoeira de Kiev. Nos encontramos em um restaurante e fomos batendo nosso papo.

Igor trabalha como pesquisador e tem como área de formação a mesma da minha, ele também é formado em Relações Internacionais. Teve conhecimento da capoeira, veja você, por meio do filme “Only the Strong” que no Brasil foi traduzido para “Esporte Sangrento”, o primeiro filme Hollywoodiano sobre capoeira. Apesar do filme ter sido um fracasso de bilheteria, ele encantou o Igor que ficou doido para praticar aquela arte marcial. Porém, estamos falando de antes do ano 2000 e do advento do Google. Como ele poderia fazer para poder descobrir onde fazer uma arte marcial brasileira no meio da Ucrânia, sem internet para pesquisar¿ Ficou como um louco procurando sem nunca esquecer da capoeira até que por volta dos anos 2000 conheceu um professor que dava aulas e começou a praticar.

Esse professor tem uma história interessante também. Ele era instrutor de Hapkidô pelos idos dos anos 97 e 98 e inicialmente começou a dar aula de Capoeira pros alunos dele mais na brincadeira, nos últimos 15 minutos da aula. Depois de um tempo, ele começou a dar aula de capoeira duas vezes por semana e Hapkidô duas vezes por semana, até que depois de um tempo começou a dar aula só de capoeira.

Em 2001 Igor teve o seu primeiro batizado e por volta dos anos 2003 o esporte começou a crescer bastante no país. Em 2001 ele começou a dar aulas de capoeira atividade que mantém até hoje. Hoje mantém uma turma fixa por volta de 50 alunos, mas calcula que entre 500 alunos já devam ter passado por ele.

Apesar de sua formação em Relações Internacionais e de trabalhar como pesquisador, na Capoeira Igor consegue uma remuneração maior, podendo então assim dizermos ser a sua principal ocupação.

Como estava na Ucrânia para um casamento, convidei um amigo brasileiro para ir comigo conversar com o Igor. Esse meu amigo, o Caio Csermak, é muito interessado em cultura brasileira e inclusive fez várias pesquisas sobre o assunto. Qual não é a minha surpresa quando o Caio e o Igor começaram a discutir aspectos da cultura brasileira o qual eu mesmo não tinha conhecimento como nuances do samba de roda e da puxada de rede.

Igor falava bem o português que aprendeu e aperfeiçoou bastante quando viajou ao Rio de Janeiro. Como sempre ocorre, alunos seus também têm aulas de samba, forró e outras manifestações da cultura brasileira. Ele nos falou que o samba é muito popular na Ucrânia, porém mais incluso em um contexto de competições de dança de salão, o que é uma febre no país.

No final, depois de terminarmos de conversar sobre capoeira, conversamos mais um pouco e saímos em direção a seu carro na rua. Enquanto falávamos em português ocorreu algo engraçado. Um ucraniano que vinha andando no meio da rua virou para trás e perguntou “É português que vocês estão falando¿”. Quando dissemos que sim ele começou a conversar com a gente (porém em inglês) e dizer que havia vivido no Rio de Janeiro um tempo trabalhando por lá. Quando ele abriu o casaco, estava com uma camisa do Rio de Janeiro por debaixo. É óbvio que demos risada e o convidamos para também bater uma foto com a gente.

1
Igor é o rapaz de camisa azul
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s