Hong Kong e Macau – Um pouco sobre

Então, antes de escrever qualquer coisa relacionada à minha viagem pra Macau e Hong Kong, seria bom que já ficasse bem claro que a realidade vivida nessas duas regiões administrativas é BEM longe da realidade da China Continental. Você pode até dizer que Macau e Hong Kong não são China, apesar de serem parte do mesmo país.
Hong Kong e Macau são regiões administrativas da China. O que isso quer dizer, trocando em miúdos? Basicamente que são ilhas totalmente diferentes da China Continental. Os dois lugares foram tomados da China em períodos diferentes e colonizados por países europeus, Macau por Portugal, Hong Kong pela Inglaterra. Devido a esta colonização ocidental, estas duas ilhas possuem uma grande influência européia e grande autonomia. Em Hong Kong e em menor escala em Macau, do atendente do aeroporto ao motorista do busão, quase todo mundo fala inglês ou pelo menos entende o que você tá perguntando. Outro fato engraçado, é que Hong Kong e Macau tem as suas próprias moedas e os cidadãos dessas regiões, apesar de chineses, possuem seus próprios passaportes (o passaporte de Hong Kong inclusive é melhor que o brasileiro). Em Hong Kong eles utilizam o dólar de Hong Kong e em Macau a “pataca”. Mas com certeza, com toda certeza, o que mais me chocou e realmente me convenceu que Macau e Hong Kong NÃO SÃO CHINA, refere-se ao fato da liberdade de expressão.
Arranha céus no centro de Hong Kong

A chinesa que me hospedou, me falou que Hong Kong é um dos poucos lugares na China que eles falam que ainda possuem liberdade. Só pra vocês terem uma idéia, enquanto estive por lá, pude presenciar dois protestos, um de imigrantes pedindo mais flexibilidade do governo de Hong Kong e outro em memória do massacre da paz celestial (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2004/06/040604_chinamtc.shtml)
Adoro esses jornais com ideogramas

Além disso, pude ver várias fotos que mostravam membros da Falun Gong (http://pt.wikipedia.org/wiki/Falun_gong) totalmente dilacerados devido a tortura sofridas pelo governo chinês. Acho que vocês não tão me entendendo, estou falando de protestos contra o governo chinês, DENTRO DA CHINA. Isso é algo impensável de ocorrer dentro da China continental (O polonês, namorado da chinesa que me hospedou, falou que por várias vezes, antes de acessar a internet na China continental, pediram o passaporte dele pra poder fazer uma cópia).
Outro fator importante relaciona-se ao visto. Enquanto pra ir a Pequim ou Xangai, cidades da China Continental, você enfrenta uma burocracia IMENSA além de uma taxa nada amigável de 100 dólares, a maioria das nacionalidades não necessitam de visto pra poder entrar em Hong Kong e Macau, excetuando-se os chineses é claro.

Cartão em português

3 comentários em “Hong Kong e Macau – Um pouco sobre

  1. Algumas fotos quando a gente clica não estão abrindo , como por exemplo a terceira foto deste post(a da mulher com a camiseta preta escrito “Leave me alone”)… Da uma conferida aí, porque nesta foto por exemplo não dá para ler nada do que está escrito (já que não tem como ampliar)… ValeuCurtindo o blog, bem divertido e interessante… só não curtir a parada de você querer nos privar de suas presepadas e fazer conteúdo exclusivo para amigos por causa do incidente daquela pessoa estúpida que não tem o que fazer da vida…Falou

    Curtir

  2. Ola Claudio!!
    Estou bastante impressionada com o teu blog e a forma como vês e comentas as coisas. Não só divertido e interessante mas culturalmente e históricamente recheado! parabens!!
    Eu sou Catarina, uma portuguesa trabalhando em Madrid. Em nome de minube, gostava muito de te fazer um proposta! Por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.com!
    Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s