Trinidad – Vale dos Engenhos

Pôr-do-sol em Trinidad
Outra atração que também havia em Trinidad além do centro histórico e do mergulho, é o Vale dos Engenhos. Até é legalzinho, mas o mais legal mesmo foi a sorte que eu tive de achar um taxista super gente boa para poder me levar lá. Sim, taxistas legais! Eles existem em Cuba!!!
Acordei pela manhã morrendo de preguiça de sair da Casa Particular e sem querer sair da Casa Particular. Quando comecei a perceber que isso era um sintoma de que eu estava ficando velho, saí e resolvi que ia para o Vale dos Engenhos de um jeito ou de outro. Fui para rua fazer o que eu mais detestava, negociar preço com taxista. Disseram-me que o melhor preço que eu poderia conseguir era de 16 CUCs por toda a viagem. Cheguei para um taxista e falei que queria ir para  o Vale dos Engenhos. Ele falou que fazia por 20, eu falei que pagava no máximo 15 e ele só respondeu: “Ok, vamos lá!”. Juro que fiquei um pouco desconfiado. Quase que eu falei “blz, mas só vamos antes ali na casa particular rapidinho para eu pegar um facão…” com medo dele me querer me sequestrar e depois roubar meus órgãos.
 Bicho, que cara gente boa! A gente parava nos lugares, ele ia me explicando tudo: “Aquelas terras mais perto do mar são melhores para criar gado, já que o salitre do mar deixar a vaca bem mais forte, aquelas atrás da montanha são melhores para agricultura, já que o solo fica menos salgado…”
“aquela torre ali tem cento e tantos metros, há a lenda que ela foi construída por um cara que tinha inveja do irmão por ele ter cavado um poço e todos gostarem dele por isso. Para mostrar que era melhor, foi lá e construiu uma torre com altura igual a profundidade do poço do irmão, só para lá de cima ele poder ficar observando os escravos dele trabalharem e contemplar todo o seu poder”
Alguém consegue me explicar para que diabos se coloca esse pau amarrado na cabeça do boi?
O cara efetivamente manjava das paradas. Depois de um tempo conversando, ele me explicou que havia feito três anos de direito em Havana, mas que havia desistido. Disse que eram muitos gastos e apesar dele não pagar para usar o alojamento da universidade, tinha que sempre comer fora porque a comida era horrível (qualquer semelhança com o Restaurante Universitário da UnB é mera coincidência). Também disse que o máximo que ia ganhar por mês era uns 13 dólares e portanto não valia a pena, pois ganhava mais trabalhando com seu possante carro, um Lada russo, cujo carro (ou carroceria, já que o carro já tinha mais de trinta anos e tudo dentro já devia ter sido trocado) foi herdado pelo avô. Mas você tá pensando? O Ladinha dele tinha motor Peugeot que ele havia pago 3000 dólares e andava que era uma beleza, na descida ele até acelerava. Disse-me que em Cuba (como em qualquer lugar do mundo) para se ganhar um bom dinheiro como advogado, deve-se ser o melhor!
Uma hora eu tava penando para poder bater uma foto de uma moenda do engenho e ele começou a gritar “põe no macro, põe no macro!”. Eu não tava entendendo, ele falou “põe no macro da máquina!!”. Pombas, o cara além de tudo ainda manjava de fotografia! Além de guia, virou meu fotógrafo. E ali estava selada a minha primeira amizade com um taxista. Coisas que só acontecem em Cuba.
Moenda do século XVI
 
Na hora de ir embora, eu até dei uma gorjeta para ele, coisa que nunca faço, mas pombas, ele havia me cobrado menos do que eu esperava pagar e ainda me serviu de guia e fotógrafo a viagem inteira!!! Dei 1,5 CUC para ele de gorjeta e o cara parecia uma criança quando viu a grana! Bicho, era três reais! Ele merecia muito mais que isso…

Um comentário em “Trinidad – Vale dos Engenhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s