Reino da Tailândia – Seu amor ao rei

Cara, uma das coisas que mais me impressionaram enquanto estive na Tailândia (além das suecas quentes torrando no sol) foi o respeito ao Rei que os bichos cultuam. Lá eles REALMENTE amam o Rei, bicho! Não é aquela frescurinha de “Salve a Rainha” da Inglaterra e que muito inglês odeia. Na Tailândia o rei é unanimidade, seja na classe culta, seja nas classes mais humildes. Chega a ser uma parada de idolatria mesmo.
Por todos os cantos que você passeia na Tailândia é possível ver sempre duas bandeiras hasteadas, a bandeira da Tailândia e uma bandeira amarela que representa o Rei. Antes de todas as sessões de cinema, entres os trailers e o início do filme, tem um filminho de um minuto em respeito ao rei em que todo mundo deve se levantar e ficar em posição de respeito (Ai de você, se você não se levantar!) durante o momento em que são mostradas imagens do Rei e no final duas frases “Nós amamos o Rei” e “Longa vida ao Rei”. Se você quiser arrumar uma confusão séria na Tailândia é só ir na praça principal da Tailândia e gritar “King of ass, is Dick” (traduzindo, Rei de c* é rol*). Só pra vocês terem uma idéia, um suíço, em 2007, provavelmente bêbado ou drogado, foi pego em flagrante pinchado uma imagem do Rei. Pegou uma cana de 10 anos, mas depois foi solto, perdoado pessoalmente pelo Rei.
Por que esse respeito todo? Muita gente me falou que é uma parada cultural, mas eu realmente não acredito que seja por causa disso, haja vista que se fosse realmente por causa da cultura, a Rainha seria unanimidade na Inglaterra. Depois de perguntar a vários Tais diferentes o porque disso, eles me deram várias razões desse respeito todo. Acho que duas explicacoes em especial merecem destaque. Por possuirem um Rei que sempre lutou pelo povo, os tailandeses nunca viraram uma colônia e também o Rei sempre adotou papel conciliador, reformista e desenvolvimentista, com grande parte do desenvolvimento do pais creditado ao Rei. Apesar de hoje possuir o mesmo poder que a Rainha da Inglaterra, o Rei é respeitado pelo primeiro-ministro que dificilmente toma uma decisão que o contraria, mesmo possuindo poder para isso.

2 comentários em “Reino da Tailândia – Seu amor ao rei

  1. Interessante esse lance à respeito do Rei da Tailândia, confesso que não tinha idéia! 🙂 Abraços maranhenses!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s