Tailândia

Ah… A Tailândia. Quantos bons momentos passei neste pequeno país situado no Sudeste Asiático. Conhecida como a “terra dos mil sorrisos”, a Tailândia é um dos principais destinos de vários países europeus, notadamente escandinavos (Suecas quentes, Uhhh).

A Tailândia possui como língua oficial a língua Tai que possui um alfabeto único só utilizado nesse país. Aparantemente a lingua Tai não possui nenhuma ligação com o alfabeto chinês ou ocidental (caso único em todos os países que já passei até agora, já que Japão e Coréia do Sul adotam alfabetos inspirados no Chinês e a Malásia adota o alfabeto ocidental). Possui como capital a charmosa cidade de Bangkok, moeda nomeada Bath (1 dólar = 32 bath antes de eu sair de lá), uma população de 62 milhões de pessoas (aproximadamente uma vez e meia o estado de São Paulo ou 10 vezes a população do Maranhão) e um PIB de aproximadamente 260 milhões de dólares (aproximadamente o da Argentina e um pouco maior que o do estado do Rio de Janeiro).
Cara, tem outra coisa que eu achei interessante tambem. Sabe o que eu acabei de descobrir agora fuçando pela Wikipédia? São Luís, além de possuir praticamente as mesmas características climáticas da Tailândia, possui basicamente o mesmo índice de desenvolvimento humano (0,781 da Tailândia; 0,778 São Luís). Deve ter sido por isso que eu gostei tanto daquele país, meu Deus, heheheeh
O povo Tai (povo originario da Tailândia, Tai + Lândia = “terra dos Tai”. Sacou? Fala aí, você nunca tinha reparado nisso, confirma? Tá vendo, tem coisas que só o blog omundonumamochila.com ensina pra você) inicialmente ficava em território chinês, mas foi descendo, descendo, até se fixar de vez no Sudeste Asiático fugindo da fúria mongol (que com Gengis Khan desceu o pau em todo mundo e em seu ápice deteve o maior império da história) no século XIII.
Um dos maiores orgulhos que os tailandeses possuem é o de nunca terem sido uma colônia européia (que salvo engano só o Vietnã no Sudeste Asiático foi assim). Durante séculos e séculos os Tailandeses lutaram contra Holanda, França, Inglaterra etc. sem nunca terem sido integralmente vencidos (apesar de perderem grande parte do seu território durante estas guerras).
Hoje a Tailândia é um país de destaque no Sudeste Asiático, fazendo parte da nova geracao dos Tigres Asiaticos. Explicarei um pouco mais sobre os Tigres Asiaticos quando terminar minhas viagens pelo Sudeste Asiático.

Um comentário em “Tailândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s