Historia do Vietnã

Cara, o Vietnã com certeza é um dos países com história mais impressionante que conheci. Quando a gente fala de Vietnã, é inevitável que a primeira coisa que venha à cabeça seja a mais que famosa “Guerra do Vietnã” (que lá eles nomearam como a “Guerra dos Estados Unidos”). Mas a história desse país fascinante é muito mais do que isso.

AAAhhh sao muitos!! Matem-nos todos!!!


Pra começar que o Vietnã é um país de história milenar. Durante toda a sua história (e eu não vou me ater muito a isso por não ter muito domínio sobre o assunto) eles saíram no pau com vários tipos de povos diferentes, tais quais mongóis, chineses, khmers (Camboja) etc. Algumas vezes foram dominados, algumas vezes dominaram e por aí vai. Só pra vocês terem uma idéia, eles ficaram sobre domínio chinês por mil anos initerruptos. EU DISSE MIL ANOS. Gente, vocês tem noção do que são mil anos? É tempo demais, bicho. Quase o mesmo tempo que durou toda a historia do Imperio Romano do Ocidente, desde o seu nascimento de Romulo e Remo ate a queda em 476. Apesar disso, eles sempre mantiveram sua cultura e língua. E’ estudando acerca de um pais sobre esse que voce percebe que o Brasil e’ um pais de idade ainda infantil.Mas com toda certeza, nenhum século foi tão traumático para os bichos como o século XX. Cara, durante o século XX, eles tiveram que lutar contra japoneses, franceses, americanos e ainda enfrentar um regime socialista, que como todo bom regime socialista que se preze, matou milhares de pessoas de fome e exaustão.


Tanque americano abatido por vietnamitas. Museu da Guerra em Ho Chi Minh City


Após a segunda guerra mundial, os vietnamitas sobre a liderança de Ho Chi Minh, o grande herói da nação, iniciaram a sua luta pela independência da França. O país lutou bravamente, conseguiu ficar independente, mas ao final da guerra, acabou sendo dividido em dois países diferentes, um alinhado com os vermelhos e o outro alinhado com o Ocidente. Após poucos anos passados de vitoria sobre a Franca, como não havia lógica em um só povo ficar dividido em dois países, Ho Chi Minh e sua trupe mais uma vez pegaram em armas e tentaram reunificar o país a base da porrada. E aqui começa a nossa história.


Ah quem diga que nenhum lugar no Vietna esta completo sem um busto ou uma imagem de Ho Chi Minh. Busto dele no Museu Nacional

Um comentário em “Historia do Vietnã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s