Boas notıcıas vındas do lugar que estareı amanha…

Carro-bomba explode em área residencial de Damasco e mata ao menos 17 pessoas

Um carro-bomba explodiu neste sábado em uma rodovia próxima do principal aeroporto da capital Damasco, na Síria. No total, 17 pessoas morreram e 14 ficaram feridas. O ataque é o terceiro maior ocorrido neste ano no país e um dos maiores ocorridos em Damasco desde os anos 80, quando uma série de explosões foi realizada por radicais islâmicos.
Testemunhas dizem que o número de vítimas deve aumentar.
O ministro de Interior do país, general Bassam Abdul Majid, afirmou em entrevista à rede de TV estatal que a ação foi um “ataque terrorista”. “Foi definitivamente um ataque terrorista em uma área movimentada. Foi um ataque covarde.” O ministro se recusou a fazer acusações e disse que as investigações já estão em andamento.
Hussein Malla/AP
Impacto de explosão de carro-bomba que aconteceu em bairro residencial de Damasco, na Síria, provocou danos em imóveis
O carro-bomba continha 200 kg de explosivos e foi detonado em uma área residencial, perto de uma escola. Com o impacto, um buraco abriu-se no chão, e janelas ficaram estilhaçadas. Parte de um muro que cerca um complexo de seguranças também ficou danificado. Horas depois da explosão, o trânsito na rodovia já era normal.
O ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al Moualem, que está em Nova York, reiterou as acusações do colega sobre a natureza do ataque ser terrorista e acusou os Estados Unidos de terem “espalhado ainda mais” o terrorismo, com a “guerra ao terror”.
“Esses incidentes acontecem em todo o lugar e não indicam brechas de segurança. Tenha certeza de que a segurança na Síria permanece alerta para proteger os civis e o território”, afirmou al Moualem à TV Al Arabyia.
Damasco não tinha uma explosão desde o ataque com carro-bomba que matou o militar Imad Moughniyah, do grupo xiita Hizbollah, em fevereiro passado. O Hizbollah culpa Israel pelo ato, mas Israel nega qualquer envolvimento.
“É assustador porque lembra a Síria do final dos anos 70 e do começo dos anos 80, quando uma ala radical do Irmandade Muçulmana realizava explosões”, disse Joshua Landis, que é especialista em Síria pela Universidade de Oklahoma, à agência Associated Press. “O medo de que a Al Qaeda seja autora é latente. Até agora, a Al Qaeda não era potente na Síria.”
O governo sírio tem sido pressionado a impedir que antiamericanos e integrante da Al Qaeda ultrapassem suas fronteiras. O país está, há algum tempo, na lista de Washington dos países que apóiam o terrorismo, e o governo de George W. Bush decidiu isolar o presidente Bashar al Assad por seu suposto apoio ao Hizbollah e a grupos radicais palestinos.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Gordon Duguid afirmou que o país “condena o ataque e todos os atos terroristas”.

12 comentários em “Boas notıcıas vındas do lugar que estareı amanha…

  1. bom poderia fazer um texo dizendo oque eu axo sobre toda essa situaçãomais to afim n =D so digo isso, claudiomar tu eh sortudo pra caramba, porque ataques de homens/carros bombas costumam a ter um intervalo de tempo consideravel em paises onde a incidencia desse tipo de fato nao seja tao grande. bem ae o pessoal pensa porra foi o 3 no mês! mais ae vai no iraque afeganistao! mermao lá acredito eu q o povo nem se preucupa em sair e poder morrer por causa de um homem bomba, lá deve ta tao sinistro que as explosoes sao marcadas com antecedencia e o povo faz uma rodinha em torno do carro/homem bomba. resumindo.. VC TEM 2 SEMANAS pra aproveitar! Enjoy! depois algo pod explodir again.. e se vc tiver por lá passara de maranhense mochileiro à pavê de maranhense.^^abraçosboa sorte que alá esteja com vc..(vamos apelar pra alá por que eh das quebrada por ae neh!?)

    Curtir

  2. Oi Claudiomar como vai?Tenho acompanhado seu blog, confesso que dou altas gargalhadas rsBom, se apegue com todos os santos, peça pra São Cosme e Damião, Alibabá, se ajoelhe, faça promessa…Pq meu amigo eu não teria a sua coragem rsMas todo nordestino q se preze é cabra macho néBeijo grande.

    Curtir

  3. Claudiomar! Leio o seu blog de vez em qd! Legal q vc está na Turquia! Eu já fui pra Antalya tb! Dica, vai ali na baía (ou porto, sei lá) de noite viu! É lindooo!!

    Curtir

  4. Cara, coitado de Alá viu!? Já pensou como deve ser barra ele ter que administrar todos esses loucos soltos pelo mundo fazendo merda? No mínimo deve ter um super computador com um tremendo software para dar conta do recado..rssImagina em nossa viagem se deparar com uma corja dessa? Aff!Abração Mochilerito!

    Curtir

  5. caro claudiomar! cara, comecei a er o seu blog na semana passada e tive q ir ao ter o começo, desde a australia pq o material ta mt bom! cara, parabens e n deixe de postar ok? em relaçao ao proximo destino tbm tenho a maior vontade de conhecer damasco, to planejando p ano q vem fazer alguma coisa dessas nas ferias, como to em lisboa ia por terra mesmo, atraves do inter rail. por falar nisso, sei q vc ta vindo pra lisboa, por isso qq coisa tamo na area. to no couchsurfing.com com, meu urser e brazuca_in_lisbon. so mais uma coisa, tas querendo testar se o coraçao da dona irene aguenta rapa? tu ta doido!!!???

    Curtir

  6. Grande Claudiomar..descobri seus blog a algum tempo..mas ainda tou nos posts antigos..pq tou lendo toodoos os posts….kraks…mto show essa sua viagem…qlq dia desses facao algo assim…se rolar…add no msn(atila0@hotmail.com) ou skype(atilamonterio)..vlww!abraco e ate os prox posts =D

    Curtir

  7. Achei o link do teu blog em uma comunidade no orkut. Dei boas risadas, um bom motivo pra eu voltar por aqui.Boa sorte na Síria e que as coisas estejam mais tranquilas por lá.

    Curtir

  8. Se antigamente me pedissem para definir o seu blog com uma única palavra, com certeza a primeira que viria a minha cabeça seria algo como “fantástico” ou “sensacional”, porém com os últimos posts a primeira palavra que hoje viria a minha cabeça sobre o seu blog ou seria “confuso” (já que este não segue mais nenhuma ordem cronológica, uma hora tá na Lituânia, depois Camboja, aí vai para Polônia, Índia, e em seguida volta para o Camboja, numa confusão louca…) ou então seria uma palavra pior: “flood” – sério cara, o blog não tem mais nenhum controle de qualidade, o negócio é encher linguiça com que vier pela frente, como por exemplo este próprio post da Síria (seria mais sensato, por exemplo, por apenas um resumo ou então a manchete + o link – já que ninguém vem aqui ler notícias da Folha – mas não, a onda agora é encher linguiça) ou então como outro exemplo temos algo que se tornou um flood clássico do blog: a seção “comentários comentados” (o que antigamente era só uma seção secundária do blog muito massa com perguntas e respostas bem interessantes, e outras engraçadas, agora praticamente virou a parte principal: chega a ter tantas seções de comentários comentados que dá impressão que o blog agora é só isso em detrimento das próprias histórias da viagem em si, qualquer comentários é postado na seção, sem critério nenhum, não interessa o quão sejam desiteressantes, mal redigidos ou até mesmo exageradamente grandes – neste último caso acho que deve ser até melhor, porque quanto mais enorme for o comentário mais linguiça se enche). Parece que agora você apela mais para a quantidade do que para a qualidade em si, fora o fato da grande desorganição recente do blog. Bons tempos do “maranhense arretado e sua presepadas”, das histórias que só ele tinha pra contar, do “chapéu de otário é marreta”, de quando os posts secundários do tipo “B” não prevaleciam sobre os posts do tipo “A” (ou nem mesmo existiam!), de quando havia uma mesclagens perfeita de situações hilárias com histórias interessantes (sendo que está última geralmente eram representadas ou por lições de vida relevantes contida na própria narrativa, ou por análises socioeconômicas do local ou então por curiosidades legais da história do país, e não somente maçantes e dispensáveis sessões wikipedia do tipo população de tantos milhões e povo-tal, que mais se parecem com dados do IBGE) e principalmente de quando o blog tinha um título e uma seção clara para cada país (e estes eram colocados em ordem cronolõgica) de tal forma que leitura fluía de maneira muito agradável, e não desta forma confusa que é hoje, com tudo misturado (que as vezes chega a dá mais raiva do que vontade de ler).Desculpa pelo tamanho do post, ficou realmente grande, mas espero que você veja como uma crítica construtiva, abraço.

    Curtir

  9. E ai Claudiomar, me responde umas perguntas, quando vc entra em um novo pais eles carimbam o visto em uma unica pagina ou rola de ter mais de um carimbo de diferentes paises por pagina???E, eu li num post, que vc teve que pagar 35 dolares pra pegar um visto, todos os paises é preciso pegar visto antes de embarcar? como vc fica sabendo se precisa ou não?? abraços paulistas

    Curtir

  10. poxa clau, vc deve ficar bem triste ne em saber que agora o isis ta destruindo tudo isso? ou esses locais que vc foi ainda estão de pé? 😦

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s