Letônia

A Letônia faz parte dos países bálticos juntamente com a Lituânia e a Estônia, situando-se no meio das duas. A sua língua oficial é a Letã que guarda muita semelhança com o idioma lituano, mas é completamente diferente da língua estoniana (Esta absurdamente semelhante ao norueguês – dizia a norueguesa). Junto com o lituano, são as únicas duas línguas de raízes bálticas remanescentes na Europa. Engraçado que o nome do país em inglês é bem diferente da pronúncia que utilizamos nas línguas latinas, já que dizemos Letônia em português e Latvia em inglês. Pode parecer pouco, mas demorou um tempo pra eu descobrir que falávamos de um mesmo país quando conversava em inglês. Achava que estavam se referindo a uma outra cidade ou algo do tipo…

 

 

A sua moeda é o “Lats” que dentre outros motivos me deixou deveras impressionado com a valorização da mesma! Só pra vocês terem uma idéia do que falo, um dólar comprava apenas 50 centavos de Lats!! A moeda era mais valorizada que a libra inglesa! O que isso quer dizer, trocando em miúdos? Bem, quer dizer que a Letônia acabou sendo um dos países mais caros que visitei!! Algo parecido com a Suécia! Imagina, se um dólar compra 50 centavos, um real compra 20 centavos! E não havia nada lá que custasse menos que um Lat!! Coisa de louco!! O Jonas havia me pedido que trouxesse uma moeda de cada país pra ele. Eu sempre pegava de vários valores diferentes pra ele, mas o Lat não teve jeito, hehehe! Ficou só com uma mesmo e por que não deu pra trocar!! Moedazinha valorizada da égua, meu!

 

Yes, nós trocamos reais aqui!

 

A Letônia hoje é um país membro da OTAN e também da União Européia, mas nem sempre a vida foi fácil assim pra eles. A minha host, me explicou que a Letônia nunca havia sido independente de fato até 1991, data que o Império Soviético se esfacelou. Antes disso eles haviam saboreado um breve período de independência no período Entreguerras (1919 – 1939), mas foram logo tomados de volta pelos soviéticos, sendo obrigados a sentir o doce sabor de serem governados pela tirania de Stálin e dizimados pelos alemães nos períodos subseqüentes (os alemães mataram uma pancada de judeus na Letônia. Cinco por cento do país em números da época). Só pra vocês terem uma ideia do que estou falando, durantes cinco anos, os letões travaram uma guerra de guerrilha contra os nazistas. Em 1944, as tropas russas chegaram e impuseram uma grande derrota ao que restava do exército de Hitler. A Letônia foi tomada por uma euforia inicial, mas quando eles perceberam que as tropas de Stálin haviam chegado para ficar, os guerrilheiros letões chegaram ao cúmulo de se unir aos alemães nazistas para tentar expulsar os soviéticos. Como já sabemos o fim da história, isso não deu certo e, ambos, letões combatentes e alemães, foram dizimados.

 

O povo na Letônia é meio estranho, cara!! Eles se casam não com mulheres, mas sim com carros! Se bem que com uma Mercedes dessa eu casava fácil! Tem até nome de mulher já!

 

A economia da Letônia vinha indo bem, com uma das maiores taxas de crescimento da Europa, devido principalmente a investimentos externos diretos. Mas com a crise mundial e posterior retração do fluxo de capitais na economia internacional, a Letônia foi dos países que mais sofreram com a crise em toda Europa, com o seu PIB no primeiro trimestre de 2009 caindo TREZE por cento! A maior queda em toda zona do Euro.

 

 

São Luís? Ponte Bandeira Tribuzzi? Não, Riga mesmo 😛

 

Apesar do país se chamar Letônia, um em cada quatro habitantes são russos, falam russo e detêm passaporte russo. Mesmo que tenham nascido e crescido na Letônia, não se sentem letões e se orgulham de ser russos. A minha host havia me falado deles, mas eu fui ver o que ela realmente falava quando conheci um brother desses na Síria. O moleque tinha passaporte letoniano, mas se dizia russo e ficava realmente muito puto quando o chamávamos de letão!

– Mas você não nasceu na Letônia, cara?

– Sim!

– Então você é Letão!

– Não, eu não sou! Eu sou russo!! Não importa onde você nasceu, mas sim a etnia dos seus pais! Na Europa o que importa é o sangue que você tem!! É por isso que as pessoas ainda se matam por lá!

E realmente, a grande porcentagem de russos dentro da Letônia é motivo de cada vez mais choques com os letonianos. Para eles o passado e as atrocidades de Stálin ainda estão bem claros na memória e cada vez que uma estátua de Lênin ou uma “memória a um soldado russo morto lutando contra os nazista” é arrancada de uma praça, o pau costuma comer feio!

Noivo sendo carregado por amigos no meio da rua em Riga!

10 comentários em “Letônia

  1. Nossa, vc dizer que a moeda da Letonia vale mais que a libra esterlina eh no minimo ignorancia… com 1 dolar vc compra no maximo 60 centavos de libra e isso com sorte!

    Curtir

  2. engraçado cara, isso dos letões falarem que são russos por causa da etnia e talz, me lembra de quando morei nos eua, todos falarem que são metade alemãos metade holandeses por ex, mesmo tendi sido nascido e criados nos eua……
    “nao porra vc é americano e talz mora nos eua” ai eles
    nao mas meu avó paterno era alemão minha avó era holandesa e coisa do tipo……..

    acho isso muito idiota Oo

    Curtir

  3. “O povo na Letônia é meio estranho, cara!! Eles se casam não com mulheres, mas sim com carros! Se bem que com uma Mercedes dessa eu casava fácil! Tem até nome de mulher já!”

    Explicação simples…
    As mulheres dão mais prejuízo que os carros (ainda mais num país desse com a moeda super valorizada…)

    —-
    “Cibele said…

    Nossa, vc dizer que a moeda da Letonia vale mais que a libra esterlina eh no minimo ignorancia… “

    Cotação do Dia
    1 lats = 1,2297 libra esterlina
    1 libra esterlina = 0,8133 lats

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s