A Eslováquia é um pequeno país da Europa Central com uma população de cinco milhões e meio de habitantes (um pouco menos que o estado do Maranhão) apesar de possuir uma área um pouco maior que a do Espírito Santo. Durante toda a sua história os eslovacos não tiveram um país independente e viveram sob o domínio de algum Império específico sendo o Soviético o último antes deles, pela primeira vez, se tornarem um país independente de fato.
Este país é proveniente da divisão da antiga Tchecoslováquia que, como o próprio nome já deixa claro, era composto pela junção da República Tcheca e da Eslováquia. A Eslováquia era meio que um “primo-pobre” do antigo país já que todos conhecem ou já ouviram falar da República Tcheca ou de Praga, enquanto que todo mundo confunde Eslováquia com Eslovênia.
Pelo mapa vê-se o quanto era fácil se orientar pela Eslováquia
A Eslováquia é um país membro da União Européia e quando eu viajava por lá a sua moeda era a coroa eslovaca. Hoje a Eslováquia faz parte da zona do Euro e conseqüentemente a sua moeda corrente já é a mesma da União Européia. Hoje o país possui uma das menores taxas de desemprego da Europa (No passado era de quase 20%, hoje é de mais ou menos 8%. Só para ilustrar, a taxa de desemprego da Espanha é de 19%). Crescimento da Economia? Poderia até ser, já que o país, antes da crise, possuía taxas de crescimento próximas às chinesas, o que é uma raridade, pois na zona do Euro dificilmente um país cresce a 5%. Mas não, não é por causa da taxa de crescimento. Um dos principais motivos que levaram a uma queda tão abrupta da taxa de desemprego do país foi que grande parte da população eslovaca, buscando melhores oportunidades de emprego e salário, emigrou do país quando ele começou a fazer parte da Zona do Euro.
Antigas coroas eslovacas
Na Eslováquia mesmo eu só fui para Bratislava, a capital. É uma cidade bem charmosinha e muito pequenina, me lembrando bastante a capital da Eslovênia(post sobre a Eslovênia aqui). Cheguei num sábado a tarde e parecia não haver ninguém nas ruas da cidade, apenas quando entrei num supermercado pra poder comprar algumas coisas que eu pude ver alguém lá por dentro. Pra falar a verdade parecia era que a cidade INTEIRA tava dentro daquele supermercado tamanho o tanto de gente que havia por lá.
Outro ponto interessante que merece ser citado é que as mulheres de lá são MUITO gatinhas, brother. Parece um bando de bonequinhas, gatinhas demais.
Enfim, experiência ou não. Sim, elas eram bem bonitinhas.
A cidade não tinha nenhuma atração que valesse você passar uma semana por lá. A minha própria host (que falarei no próximo post) quando eu cheguei por lá disse que Bratislava não valia mais do que uma tarde de caminhada pra poder ver tudo. Lá tinha um castelo, que estava longe de ser mais interessante do que os outros castelos que visitei pela Europa (e olha que eu nem visitei os mais badalados) e algumas ruas num estilo meio gótico, mas nada que se comparasse a Praga.
O castelo dos bichos é tão, mas tão importante pra eles, que eles simplesmente o usam para escorar um out-door em comemoração ao Euro que estava para chegar (brincadeira, o castelo tava de reforma mesmo)
Trocando em miúdos. Ruim passar por lá não era. A cidade apesar de pequenina tinha o seu charme e as baladinhas até que foram legais. Mas engraçado mesmo foi o couch que fiquei, história que deixo pra contar depois.
chocante a experiência oO
CurtirCurtir
The restaurants list with thousands of restaurants reviewed by visitors. http://restaurants-us.com/mi/Kentwood/East%20Garden%20Buffet/49508/
CurtirCurtir
essa primeira foto é do palacio e não do parlamento . O parlamento fica em frente do castelo lá em cima .
CurtirCurtir