Egito

Pra ser sincero, acho que depois do Camboja, o país que eu mais tinha vontade de visitar era o Egito. Fala sério, quem aí nunca imaginou quão grandiosas e magníficas seriam as pirâmides e como seria louco estar por lá. Sim, cara, o Egito é tudo isso que você está pensando e bem mais um pouco. Cheguei lá esperando MUITA coisa e acabei ainda assim me surpreendendo.
Esqueça as Nações Unidas, o futebol vai salvar o mundo!

Pra quem acha que o Egito são só as pirâmides, está muito enganado. O Egito é MUITO mais que isso. Pra começar pela sua capital, Cairo, que foi fundada mais de cem anos antes de Cristo e durante muito tempo foi considerada a capital do Islã. No Egito também há as belíssimas praias do Mediterrâneo, ou, pra onde acabei indo, as suas praias do Mar Vermelho, com destaque para Dahab.

Apesar de ser conhecida como a terra dos faraós, hoje pouco sobrou do povo desse tempo. O Egito foi conquistado pelo exército de Maomé há uns 1500 anos e hoje os árabes são a etnia dominante no país. O islã é a religião dominante. Possui uma população de mais de 80 milhões de habitantes (com praticamente todas as cidades às margens do Rio Nilo) e uma das maiores da África (atrás apenas da Etiópia e da Nigéria).
Rio Nilo

A sua capital é a cidade do Cairo, a maior cidade e maior metrópole de todo o continente africano. Cairo é conhecida como a cidade das mil minaretes devido ao seu tamanho e também por ser uma das maiores cidades islâmicas. As pirâmides são na cidade ao lado, Gizé, mas chegar lá do Cairo é muito fácil, é mais ou menos como ir em Guarulhos, morando-se em São Paulo capital. Por Cairo, e por todo o Egito, passa o Rio Nilo, um dos grandes responsáveis por todo o esplendor que foi a civilização egípcia. Saber controlar e se beneficiar das cheias e das secas do Nilo foram um dos determinantes para o florescimento da civilização dos faraós.

Tive realmente uma boa impressão do povo egípcio quando estive por lá. Eles são no geral bem amigáveis. Só pra ilustrar essa história, eu costumo contar que um dos maiores problemas que tive foi uma vez quando estava no metrô (por sinal o único de toda a África. E ah, sim, um pouco caro também. O preço do ticket custava uma moeda. Com um dólar você comprava QUARENTA moedas iguais a aquela), em direção as pirâmides, e abri um mapa pra poder checar se estava descendo na estação correta.

Rapaz, voou uma pá de gente em cima de mim na hora e eu achando que ia ser era roubado. Depois de um tempo que eu fui perceber que na verdade eles tavam querendo era me ajudar. Como viram que eu não falava árabe, foram no fundo do trem, pegaram um universitário e trouxeram pra poder falar comigo. O rapaz veio me perguntando se eu estava com algum problema, se necessitava de ajuda, se sabia pra onde eu estava indo. Eu fiquei foi com vergonha de falar pra ele que não tinha nada errado, que eu só tava checando se aquela era a minha estação mesmo, se eu desceria por lá. Falo isso só pra ilustrar como os árabes podiam ser gente boa na rua e o melhor, sem querer nada em troca. Outra que ocorreu comigo foi quando eu estava em uma estação de trem e procurando uma maneira de poder conseguir um busão pra viajar para a fronteira com Israel. De maneira alguma a mulher da rodoviária sabia falar inglês, até que uma hora apareceu um árabe lá e o bicho não arredou o pé do meu lado enquanto não achou o guichê certo pra eu poder comprar a passagem, até em outra estação de ônibus ele foi comigo pra poder me ajudar. E eu desconfiando o tempo todo que ele queria algo em troca. Nada, quando enfim comprei a passagem ele só falou boa sorte e foi embora, não me pediu foi nem um dólar. Fiquei impressionado como eles podiam ser gentis comigo.

Depois do Egito segui para Israel.
P.s: Semana que vem não teremos posts, estarei no Maranhão. Agradecemos a compreensão 😉

4 comentários em “Egito

  1. Pelos visto temos uma ideia completamente errada dos povos deste mundo!
    Este posto foi muito bom, não só para mostrares o Egipto, mas também para mostrares a simplicidade e simpatia desse povo =)

    TAMBÉM QUERO IRRRRRR LOL

    Beijos

    Rita

    Curtir

  2. Fala cara!

    Venho acompanhando teu blog ha muito tempo (nem sei quanto tempo mais, mas acho que quase 2 anos)

    To trabalhando em navios de cruzeiros atualmente, e vez ou outra acessava teu blog. Imagine aí, nosso transatlântico cruzando o mar mediterrâneo, ou o báltico, ou numa lan house na estônia, cheia de loirinhas lindas e simpáticas, e eu lendo teu blog.
    Inclusive mostrei pra uma delas, falei: “Ó, Brasil não é como a Estônia, tem gente de todo tipo…”

    Enfim, queria dizer isso e falar também que meu couch ta disponivel pra quem quiser, durante essas ferias… Moro em Joao Pessoa – PB, num paraiso litoraneo a 20minutos da capital. Quiser chegar ai, ou se alguém se interessar, manda as ordens!

    Abraço!
    Daniel

    ps: Propagandear meu blog também, é claro! Comecei agora com uma amiga, então tem pouca coisa.
    ps2: o template foi escolhido por ela, hehehe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s