Santa Clara – Terra Cubana do Che Guevara

Próximo destino, cidade de Santa Clara, mas conhecida por ser uma espécie da “cidade do Che Guevara”.
Se você é de outro planeta e não ainda não sabe disso, não Che Guevara não nasceu em Santa Clara, mas sim em Rosário na Argentina. Santa Clara teve seu papel na revolução devido a sua posição geográfica.
Esqueça as Nações Unidas, o futebol ainda vai salvar o mundo…
 
Fila para se comprar batata que encontrava-se em racionamento. Revolução no país dos outros é sempre mais divertido

Explico. Desde o começo da colonização, a península de Villa Clara, onde fica Santa Clara, sempre foi bastante visada por piratas e por que mais quisesse controlar a ilha, haja vista que encontra-se situada bem no meio da ilha. Tomar esta região, seria partir a ilha no meio. Inclusive a cidade de Santa Clara se originou quando 13 famílias da cidade de Remédios, mais próxima ao mar, resolveram morar mais afastadas do litoral porque, bem, depois de algumas vezes tendo a sua família estuprada e a sua casa saqueada por piratas você meio que deve ficar de saco cheio disso.
Monumento as 13 famílias que fundaram Santa Clara. Dá para ver os buracos de bala…

Um trem lotado de munições e suprimentos com destino a frente de batalha foi descarrilhado pelos revolucionários na cidade de Santa Clara. Segundo a versão oficial, 300 soldados com apenas rifles e coquetéis molotovs liderados por Che Guevara desceram a bala em 450 soldados armados com rifles, metralhadoras, bazucas, arma de raio laser, sabre de luz… Que não tiveram outra opção que não se render e isso acabou por precipitar a vitória da Revolução.
Trem que foi descarrilhado pelos rebeldes

Alguns anos após o assassinato de Che Guevara pelo exército boliviano, seus restos mortais foram transferidos para a cidade onde foi criado um monumento, um mausoléu para ele e os outros combatentes que morreram na Bolívia.
Do lado há um museu com a quase santificação de Che Guevara onde é possível ver o relógio que ele usava, a bacia onde ele tomava água, o chapéu que ele usava, a colher que ele comia, o charuto que ele fumava e por aí vai. Praticamente a Disneylândia de todo “Che Guevara Boy” que você consegue achar pelos corredores da UnB sempre conclamando a revolução a qualquer primeiro grito de greve dos professores universitários.
Mausoléu do Che Guevara


Porém, de todas as cidades que eu visitei em Cuba, sugeriria só Santa Clara além de Havana, pois o monumento a Che Guevara é realmente bem legal e as outras duas cidades até tem um centro histórico, mas é bem pequeno, nada comparável com o de Havana e não muito diferente dos centros históricos das cidades coloniais brasileiras.
Carta de Che Guevara a Fidel

Um comentário em “Santa Clara – Terra Cubana do Che Guevara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s