Marrocos – A terra dos bérberes

O Marrocos tem uma história incrível com fenícios, romanos, bizantinos, árabes, portugueses, espanhóis… já tendo se estabelecido por lá. É um dos países africanos com história mais próxima de Portugal e, por tabela, do Brasil.
Nos tempos romanos, o Marrocos já chamava a atenção e gerava riquezas por ser a única província que conseguia sintetizar e vender um corante de cor roxa proveniente das conchas de caracóis marinhos. Havia várias corantes diferentes no Império, porém, com o grama desse corante valendo 15 a 20 vezes mais que o quilo do ouro, só os muito ricos tinham roupas com essa tonalidade. Caracol ostentação.
Os romanos nomearam o povo nativo como bérberes. Inicialmente esse era um termo pejorativo, já que vem da palavra “bárbaro” em latim, porém, com o passar dos anos, os marroquinos adotaram o termo bérbere como uma identidade nacional.
O Marrocos durante muito tempo foi uma colônia da França com essa influência sendo muito visível em todos os lugares. É engraçado. Você está andando por algumas vielas milenares e dá de cara com uma confeitaria com tortas e bolos com glacê, chantili, diversas caldas, sabores e coberturas que parecem ser tirados diretamente de um filme franco além de que o francês é quase que falado por todo mundo.
A europeuzada desce em massa para o Marrocos devido as belas praias e preços bem baratos. Isso inclui as drogas. Várias pessoas, quando eu falava que ia viajar ao Marrocos, me falavam “cara, você tem que experimentar o haxixe de lá!”. Fica aí a dica para galera Zé Droguinha, apesar de eu não recomendar isso em países islâmicos.Entre os países árabes e islâmicos o Marrocos é um dos mais liberais e não são muitas as mulheres de véu na cabeça (ainda que eu tenha visto mais mulheres usando aquele véu que só deixa os olhos de fora lá do que no Egito).
Fui surpreendido por uma ótima promoção de passagem aérea para o Marrocos onde paguei a bagatela de 1500 reais ida e volta saindo de São Paulo. Com taxas inclusas. Essa promoção fez tanto sucesso que acabei me deparando com vários brasileiros por lá. Todos que eu perguntava me diziam que tinham comprado a mesma promoção que a minha!
Confesso que o Marrocos é um país interessante, mas achava uma semana muito tempo e fiquei pensando em viajar para algum país diferente nem que fosse para passar só alguns dias. Procurando pelo Google Flights, qual não foi a minha surpresa em ver que era extremamente barato voar para um país bem diferente e esquecido pela comunidade internacional, o Saara Ocidental, onde acabei indo alguns dias depois.

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “Marrocos – A terra dos bérberes

  1. Linda sua reportagem , creio que passei por todos esses lugares que você há postado, fui em 2015 ,mas já sinto saudades desse povo amigo, simples com uma cultura extremamente rica que têm muito o que ensinar para nós!
    Como professora pública , percebi que nossos alunos ganham tudo do governo para frequentar à escola e mesmo assim não querem saber dela…Quando cheguei lá em Marrocos vi a coisa bela desse povo simples , onde estive em uma comunidade berbere adentre dentro de uma escola onde a lousa era uma parte de uma madeira e ali tudo organizado ameiiiiii , uma parte de meu coração pertence a Marrocos e exclusivamente ao povo Berbere..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s