Saara Ocidental – Tentando chegar lá

Confesso que o Saara Ocidental foi um dos poucos países onde eu senti medo de viajar. Medo não porque as pessoas diziam que era perigoso. Medo porque não havia quase nenhuma informação confiável sobre o lugar na internet e a única fonte confiável, o Foreign travel advice do Reino Unido, dizia “não faça nenhum tipo de viagem que não indispensável”. Se em algum lugar houvesse escrito “o Saara Ocidental é um lugar perigoso, portanto faça isso, não faça isso, previna-se de tal coisa assim” eu teria ficado mais tranquilo. O que me deixou mais receoso foi porque eu não sabia o que iria encontrar por lá.

Todos os marroquinos com quem eu falava me diziam que lá era super tranquilo “como qualquer lugar no Marrocos”. Outros chegaram a me falar para tomar um pouco de cuidado pois o Saara Ocidental era uma terra de enganadores e trapaceiros. Até aí, tudo bem, já que a zona turística de Marrakesh também era. Eu estava até me tranquilizando.
Até que uma noite antes de viajar para lá falei para uma alemã no albergue que estava indo ao Saara Ocidental. Ela arregalou os olhos e disse “mas todo mundo me fala para não ir para lá! Que lá é super perigoso!”. Pronto, toda segurança que eu tinha sobre o lugar ruiu por terra e eu não conseguia tirar isso da minha cabeça. Uma coisa é o pessoal do país (que fala árabe, não parece turista, sempre fala bem do país onde vive) falando do lugar, outra é um turista andando por lá.
Por último, tinha o principal problema, a capital do Saara Ocidental, Laayoune, estava longe de ser um destino turístico.O que eu iria dizer para a polícia quando chegasse? Que estava indo para uma cidade no meio do deserto, onde não há nada turístico, para turistar?
Fui no caminho pensando no que eu iria dizer caso houvesse uma entrevista. Obviamente não poderia dizer que queria visitar um lugar em conflito e entender um pouco mais sobre a história de lá. Daí inventei a minha história: “Estava viajando e querendo conhecer todo o Marrocos e por isso queria visitar o centro (Casablanca e Marrakech), o Norte (Fes) e o Sul (Laayoune) do país. Além de que todas as outras cidades eram bem turísticas, cheias de gringos, só Laayoune era uma cidade com fácil aeroporto onde havia algo mais parecido com o `Marrocos como ele é´”.
Não sei se iria colar, mas era o que eu tinha.
Desde a hora que pisei no aeroporto até a chegada, foi estranha. Engraçado foi que qualquer coisa que um guarda no aeroporto vinha falar comigo, eu achava que já era para me questionar porque eu estava indo para Laayoune!
Estava na fila de embarque. O guardinha não deixou eu entrar. Mandou-me para outro lugar! Eita, me mandou para a salinha! – pensava. Não, eu tinha pego a fila do embarque internacional, não nacional.
Quando fui ao embarque nacional, o carinha do Raio-X não me deixou passar “Eita, é agora que vão me surrar!”. Não, era só que em Marrakech não há sala de embarque para voos nacionais (!!!!!!) e você passa do raio-X direto para o avião.
Quando cheguei a Casablanca, na fila da conexão, o guardinha não me deixou passar. Apontava para minha passagem aérea e falava “Laayoune!”. “Eita, não vai me deixar embarcar, vou ter que ficar em Casablanca!”. Não, mano, eu tava na fila de conexão internacional, não nacional!. Rapaz, mas parecia filme do Chaplin!
No final embarquei, são, salvo e não-preso para Laayoune.
Sempre, Coca Cola!
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s