Casablanca – “Lá só tem a mesquita”

Se Marrakesh é a cidade marroquina mais visitada por turistas, Casablanca é a mais famosa e a única que eu conhecia de nome. Isso ocorre porque há um filme famosíssimo que foi filmado lá e que também tem o nome de Casablanca.
Ela é a maior e mais importante cidade do Marrocos. É uma cidade grande como São Paulo, com vários atrativos, porém poucos deles turísticos.
Todo mundo me falava que em Casablanca só tinha a mesquita. Isso é um pouco estranho, pois uma cidade que foi fundada pelos fenícios há mais de 2500 anos dificilmente teria pouco a oferecer.
O curioso da cidade é o nome. Obviamente Casablanca é um termo latino e a cidade foi nomeada por nada mais nada menos que os portugueses. Pelos idos dos anos de 1500, aquela região era apinhada de piratas que aterrorizavam todo navios que viajavam por lá. Obviamente Portugal tinha interesse que ali estivesse pacificado (pois era o caminho das Índias) e cinquenta navios com 10.000 homens enviados para combater piratas serviu para demonstrar isso. Eles combateram os piratas por décadas até conseguir expulsá-los de vez e fundar um forte que foi chamado de “Casa Branca” dando origem ao nome atual da cidade. Porém, um forte terremoto no  século XVIII destruiu a cidade e os portugueses a abandonaram. Posteriormente ela foi ocupada pelos espanhóis que mudaram o nome para Casablanca, que se mantém até hoje. Infelizmente acabei ficando pouco tempo por lá.
Eu e Caio, um brasileiro que conheci no caminho, fomos conhecer essa “só tem a mesquita”. Mano, quando você chega lá…
O rei Hassan II queria deixar a sua marca e bancou a construção de nada mais nada menos que a terceira maior mesquita do mundo (só perde para as de Meca e de Medina) com a maior minarete do mundo de impressionantes 210 metros de altura. Acomoda 25.000 crentes nos seus pisos, 5.000 mulheres no segundo andar (já que mulheres e homens rezam em lugares diferentes) e quase 80.000 nos seus pátios.
Sim, ela é monumental o suficiente para ser comparada com Angkor Wat (confira o post aqui) no Camboja e a Basílica de São Pedro em Roma (confira o post aqui). Foi edificada em cima de uma rocha na beira da praia ecoando um verso constante no Corão de que o trono de Deus foi erguido sobre as águas. Ela é simplesmente monumental e sensacional. Vale demais a viagem a Casablanca para poder conhecê-la. É uma obra de encher os olhos. “Só tem a mesquita…”
Uma construção faraônica como essa é bonita de ver, só que custa dinheiro, muito dinheiro. Ela consumiu em recursos quase meio bilhão de dólares (mais ou menos como o Estádio Mané Garrincha de Brasília) e hoje questiona-se quem deve arcar com a conta de manutenção do lugar (mais ou menos como o Estádio Mané Garrincha de Brasília) já que ela já começa a dar sinais de que necessita de reformas. Está à beira do mar que vai danificando as suas estruturas. Essa reforma não vai sair nem um pouco barata e um país não democrático esse não é um debate tão fácil…
Ficamos um tempo por lá e depois voltamos no hotel para buscar nossas coisas.
Próxima parada, Brasil.
Para se ter uma noção do quão monumental é a mesquita, dá para levar o caminhão a esquerda em consideração
Espelho d´água dentro da mesquita. Originalmente servia para que os muçulmanos se lavassem antes ou depois das preces, porém nunca foi usada

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “Casablanca – “Lá só tem a mesquita”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s