Curiosidades sobre Andorra

Depois que comecei a me planejar que fui descobrindo diversas curiosidades sobre Andorra. É o único país no mundo que tem como língua oficial o Catalão (o Catalão é a língua oficial da Catalunha, uma região semi independente da Espanha, mas que não é um país). Apesar de parecer um paisinho de nada, é apenas o sexto menor da Europa depois de Vaticano, Mônaco, Liechtenstein, Malta e San Marino. Ainda assim, possui a capital mais alta da Europa que se chama curiosamente de Andorra, a Velha. O país possui uma das maiores qualidades de vida da Europa com a maior expectativa de vida (83,52 anos). Possui também a terceira maior taxa de imigrantes entre sua população da Europa. Nada mais nada menos que 57% (2015) das pessoas que vivem em Andorra são imigrantes.

20160609_19425720160609_194416

Sua economia vive basicamente do turismo. Porém, turista em Andorra é qualquer pessoa que seja não residente, isso inclue não só a galera que vai a Andorra para esquiar ou fazer caminhada nas montanhas, mas também a massa de gente que vai para lá (da França e, principalmente, da Espanha) para poder comprar bebida, cigarros e perfumes, pois Andorra funciona como um duty free, um lugar sem taxa de imposto. É aquela viagem que a galera faz pro Paraguai no sul do Brasil. Pelo sim pelo não, apesar de ter uma população de apenas 80.000 habitantes, sete milhões de turistas visitam o país por ano, número um pouco MAIOR do que o recebido pelo Brasil.

Andorra não tem exército, não tem aeroporto e, devido ao terreno montanhoso, só há duas entradas no país, uma pela Espanha outra pela França. Assim, não há controle imigratório na fronteira para entrar lá já que qualquer pessoa que esteja entrando em Andorra ou já entrou na Espanha ou na França, o que evita a necessidade de se checar novamente. Apesar de não ser membro da União Europeia, usa o Euro como moeda oficial.

Devido a um embate entre um bispo e um conde francês no século XIII, hoje Andorra possui dois chefes de Estado, o presidente francês e o bispo de Urgel, uma localidade na Espanha.

Pô, é muita coisa para um paisinho que a gente nem sabe que existe, né?

img_3184img_3188

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s