Perambulando por Andorra, a Velha

Como disse, Andorra é um país minúsculo e a atração por lá é fazer esqui e caminhada nas montanhas. Nenhuma das duas atividades me interessam. Só me restou dar uma volta pela cidade.

Andorra, a Velha, é aquele clichê de cidade bonitinha da Europa para se bater foto. Casinhas bonitinhas, flores na janela e cafés para casais de namorados fazerem juras de amor para sempre, ou seja, tédio para quem tinha acabado de chegar do caos africano. Interessante mesmo foi só visitar o antigo Parlamento de Andorra. Era uma casinha pequenina (tudo em Andorra é pequenino) e, ainda que pequenino, lá dentro funcionava o Parlamento, a Suprema Corte e, veja você, a cadeia.

Se você cometesse um crime sério, da esfera penal, era julgado ali mesmo e, caso sentenciado, já saía algemado direto para a cadeia, que, na verdade, era quase que uma masmorra, já que ficava no subsolo. Parece que faz pouco tempo que esses tais dos direitos humanos chegaram por aquelas terras. Como Andorra foi crescendo (em 1955 eles tinham 5.000 habitantes, hoje mais de 70.000, fora os turistas), eles construíram um outro prédio para servir de Parlamento e a cadeia também foi construída em outro lugar. Com uma vista um pouquinho melhor…

20160609_130542
Se liga naquela casinha azul lááááá no fundo, no meio das montanhas. É ela hoje a prisão de Andorra. Parece uma boa ir preso lá, não?

20160609_160352
Antigo Parlamento de Andorra

O Parlamento antigo hoje é usado apenas para recepção de chefes de estado, comemorações culturais ou, no meu caso, para turismo.

O país é dividido em sete províncias que eles chamam de Paróquia. Cada Paróquia tem um presidente e por vários anos elas funcionaram quase que independentes. Dentro do Parlamento guardam-se os documentos em um armário com sete fechaduras e que cada presidente tem uma chave, então, a sessão no Parlamento só ocorre se os sete estiverem presentes.

Antigamente, a religião Católica era a religião oficial do país, o que não ocorre hoje. Ao mesmo tempo, Andorra não é um país laico, seria alguma coisa no meio dos dois. Na Constituição está escrito que não existe religião oficial, mas que o Catolicismo é importante para a tradição do país. Por exemplo, qualquer um pode construir uma sinagoga ou uma mesquita em Andorra, desde que com recursos próprios e, em um país onde virtualmente não há mais espaço vago para se construir, é preciso muito dinheiro para se comprar uma construção, jogá-la abaixo e construir alguma coisa. Como as comunidades de outras religiões são mínimas, elas se reúnem em lugares privados. Se você quiser construir uma igreja Católica, pode contar com uma ajuda do Estado para isso.

img_3132
O caminho a Andorra de Barcelona já é uma atração em si. Saca só as fotos que eu bati de dentro do ônibus.

img_3121

20160609_13020420160609_14293020160609_181509

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s