VIAJANDO PARA PRIMEIRA REPÚBLICA NEGRA DO MUNDO – HAITI

Como já estava ali mesmo na Ilha Hispaniola e o Haiti era só ali do outro lado, decidi em um fim de semana pegar um busão para lá e conhecer ao menos uma cidade, Cabo Haitiano, uma das cidades mais ricas do país.

É um choque absurdo quando você cruza a fronteira da República Dominicana pro Haiti. Sério. A República Dominicana não é um país lá tão rico, mas é muito parecido com a gente. Alguns lugares pobres, outros ricos, alguns limpos, outros mais bagunçados, porém por onde você passa você nota uma certa presença do Estado.

Rapaz… quando você chega no Haiti. Parece que você entrou em outra dimensão! É aquele Deus nos acuda, aquele Salve-se quem puder e aquela sensação de total ausência de qualquer tipo de Estado ou organização social. O que é triste, já que a ilha Hispaniola é um lugar lindo e, conforme falei, a República Dominicana é um dos países mais visitados do mundo por isso.

O Haiti é famoso por ter sido o primeiro país das Américas a conquistar a independência, antes mesmos dos Estados Unidos da América. Porém, ocorre que a sua independência foi ao mesmo tempo a sua benção e a sua maldição, já que foi a principal responsável pelo estado de miséria que hoje está o país.

Dependendo da corrente ideológica que você defende, há quem diga que o principal responsável pela miséria do país foi que após a sua independência, os escravos do país resolveram colocar algumas contas em dia e promoveram um verdadeiro massacre da população branca que antes eram os donos da ilha. Os que sobreviveram fugiram da ilha levando os bens de capitais que conseguiam carregar e, principalmente, conhecimento sobre métodos de cultivo e organização estatal mergulhando o país em uma imensa anarquia o qual nunca se recuperou até hoje. Porém vai ter gente que vai dizer que não, apesar dos ex-escravos terem deixados os brancos mais furados que tábua de pirulito e queijo suíço, o que contribuiu realmente para a miséria atual do Haiti foi que a França não gostou muito da ideia de ver os seus compatriotas serem massacrados e, por isso, impuseram um embargo violento ao país que durou mais de 100 anos. Este embargo foi seguido por diversos outros países, retroagindo o Haiti a uma realidade quase medieval. Na real, como tudo na vida, a razão de tanta pobreza deve ter sido um mix de vários motivos entre esses dois sendo os principais.

18
No busão da República Dominicana até o Haiti, eles até serviam uma marmita da hora!

2021222325262729303133

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s