Um amigo meu dos tempos de faculdade em Brasília iria se casar na Ucrânia e me convidou pro casamento dele. Como precisava comprar uma passagem que saísse de Brasília e me deixasse o mais longe possível (e, portanto o mais próximo possível da Ucrânia), optei por comprar uma passagem de Brasília para Helsinki com conexão em Lisboa.
Eu chegaria as seis da manhã de Lisboa e partiria onze e meia da noite do mesmo dia para Helsinki, de forma que aproveitei e ainda passei o dia em Lisboa.

Entrei no avião doido para dormir, mas a droga do avião tinha, algo que eu NUNCA tinha visto, assentos que não reclinavam! Sim, mano, um voo noturno com assentos que não reclinavam. Obrigado portugueses. Cheguei em Helsinki, peguei um busão e desci para meu albergue para tirar um cochilo o qual eu precisava desesperadamente.
Chegando ao albergue, uma surpresa, havia uma atendente que sabia falar português! Ela havia morado em São Paulo e me disse que aquele era o primeiro dia dela trabalhando lá, parecia que ela tinha sido contratada só para me atender.
E não é que a Finlândia é o país mais russo da União Europeia?
Todo mundo conhece a Finlândia pelo seu super eficiente sistema de ensino e qualidade de vida (em ambos a Finlândia sempre está entre os melhores do mundo), mas o que eu não sabia é que a Finlândia era um país subalterno até os idos da década de 50 do século XX, ou seja, 60 anos atrás.
Durante algum tempo, foi apenas um território subalterno do Império Sueco até ser tomada pelo gigante russo no século XIX. Entre idas e vindas, a Finlândia foi se alternando em períodos de maior ou menor autonomia do Império Russo, mas nunca conquistando sua independência de fato. Foi conseguir a sua independência apenas no começo do século XX e ainda assim sob uma forte influência dos russos
Durante a Segunda Guerra Mundial, como estava já de saco cheio da Rússia, se aliou a Alemanha ao cerco de quatro anos a São Petersburgo na Rússia. Porém, com a Alemanha perdendo a guerra, a batata assou pro lado dos finlandeses que tiveram que pagar pesadas indenizações aos russos e ceder 10% do seu território e cidades que mantinham 20% de sua produção industrial. Em 1950, era um país pobre, agrário e atrasado.
Porém, devido a fatores que eu não consegui entender porque, o país se desenvolveu e é um dos principais Estados de Bem Estar Social do mundo. Se alguém souber porque, por favor, deixa nos comentários porque até agora que não conseguiu entender.


