Bem, não é estranho se imaginar que a capital de um gigante é uma gigante também, né? Moscou tem uma população de 12 milhões e uns quebrados, um pouco mais que a cidade de São Paulo (as duas sem contar as zonas metropolitanas). Possui também o segundo maior número de milionários do mundo.
TRANSPORTE PÚBLICO EM MOSCOU – E LÁ VAI EU TOMAR NÃO UMA, MAS DUAS MULTAS!
Achei o transporte público da cidade muito bom e quase não peguei táxi por lá. Eu imagino que seja porque, bem, durante muito tempo ter um carro na Rússia era uma raridade, então eles devem meio que ter sido obrigados a investir em transporte público para transportar todo aquele povo.
Mas o melhor foi que, depois de ter sido multado na Lituânia (confira a história aqui), na República Tcheca (confira a história aqui) e na Austrália, mais uma vez eu fui multado na Rússia.
Quis bancar o esperto? Cara, na verdade não. Na verdade, na verdade, foi confusão mesmo. Antes de chegarmos a Rússia, eu havia lido que haveria metrô de graça para quem tivesse portando a Fan ID (crachá para quem tinha ingresso para a Copa). Fui lá, apresentei na estação de trem do bairro do meu host, os guardinhas riram para mim, abriram e eu entrei sem pagar. Na hora de sair, fiz a mesma coisa, apresentei o Fan ID e a tia do metrô começou a me pagar um sapo federal! Eu sei entender patavinas daquelas esculhambaçãozovisky fui encaminhado ao guichê onde no pouco inglês que conseguiram me explicar, eu só não pagaria pelo tíquete de trem nos dias que tinha jogo em Moscou. Tentei argumentar que tinha me confundido, mas a tinha me olho com aquela cara de “todo malandro quando é pego dá esse migué”. Não funcionou, apesar de eu ter sido sincero. Beleza, paguei a multa de uns dez reais e fui embora.
No outro dia fiz a mesma coisa. Na estação de trem do bairro do meu host (que como era afastada do centro eles não deviam saber de nada), mostrei a Fan ID, sorriram, abriram e eu entrei sem pagar. Na hora de sair em Moscou, outro esculacho federal. Aí que fui entender que ALÉM de ser em dia da jogo, eu teria que ter um ingresso DE UM JOGO que fosse NO DIA. De novo tentei falar que me confundi (caramba, era realmente sério! No outro dia tinham me falado que eu poderia entrar no metrô sem pagar) e não teve jeito. Paguei a multa de dez reais novamente. Duas multas em dois dias seguidos, mano.
Minha primeira foto em Moscou
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.