Brasil para estrangeiros


Eu acho engraçado que todo brasileiro tem uma grande curiosidade sobre como o Brasil é conhecido por estrangeiros. Cara, vou dizer a impressão que tive conversando com a galera aqui. Até há alguns tempos atrás, muitos deles achavam que o Brasil era um grande país na América do Sul, em que todo mundo joga futebol e em que as mulheres são extremamente gatas.
Hoje, depois de sucessivas investidas de nosso cinema nacional para fazer parte do mercado internacional, o Brasil também é imaginado pelas pessoas como um país em que todo mundo mete bala em todo mundo e extremamente violento. Isso ocorre devido ao imenso sucesso que o filme Cidade de Deus fez no exterior (inclusive o filme Cidade dos Homens, que vai ser lançado por aqui agora, está sendo, propositalmente, anunciado como Cidade de Deus II) e também há alguns sucessos marginais como Carandiru e agora o nosso “fanfarrão” Tropa de Elite, que está para ser lançado.
Cara, mas é impressionante! Seja qual for a nacionalidade da pessoa, parece que TODO mundo ou já viu Cidade de Deus, ou claro, já ouviu falar nele. É um trabalhão danado convencer todo mundo que “Não, no Brasil nem todo mundo se mata no meio da rua. Pode até ser assim no Rio de Janeiro, mas nos locais turísticos da cidade, o policiamento é intensivo”.
Outra coisa interessante é que TODO mundo conhece Paulo Coelho. Cara, outro dia foi até engraçado, eu tava conversando com a bielo-russa e ela me perguntou se eu gostava de Paulo Coelho. Eu falei que nunca tinha lido nenhum livro dele, mas que, obviamente, respeitava e MUITO o cidadão, já que não é qualquer um que vende 100 milhões de livros no mundo inteiro (só por curiosidade, Paulo Coelho é de longe o maior sucesso da língua portuguesa, superando até mesmo Saramago).
Qual não foi o meu espanto quando ela e o Shin, um japonês, começaram a discutir acerca de um livro dele, “Veronika decide morrer” e mais outros livros, dentre eles, claro, O Alquimista. Engraçado que eles vieram me perguntar se eu conhecia o bicho, ou se ele era muito famoso no Brasil e ficaram surpresos com minha negativa! Ficaram mais surpresos ainda quando contei que foi uma luta danada pro Paulo Coelho ser aceito na Academia Brasileira de Letras, mesmo que se você somar todos os livros já vendidos por todos os autores já presentes na Academia, não deve dar o número de livros “O Alquimista” vendidos. Expliquei pra eles que era aquela velha história, para você ser membro da elite, você não pode ler o que todo mundo lê, para você ser culto você precisa gostar do que ninguém gosta e, claro, de preferência escrito em francês.
Por último, têm as novelas brasileiras. Rapaz, é muito engraçado vê-los comentando sobre “O clone”, “Escrava Isaura” ou outras novelas. Engraçado que os bichos sabem a história certinha, com o nome dos personagens em português e tudo. Pense num cara que pirou quando a bielo-russa falou que já tinha visto os Lençóis Maranhenses numa novela da Globo?? Eu conversando com a bielo-russa, ela me falou que todo mundo achava que o Brasil fosse um país rico, com todo mundo vivendo muito bem e sem pobreza, baseado em que? Claro! Nas nossas novelas!
Depois tive que explicar pra menina que o Brasil, apesar ser um país relativamente rico (porra, a gente é a décima economia do mundo, brother!), também tem muitas pessoas pobres, o velho clichê do “muito do que a novela não diz”. Os asiáticos e o suíço falaram que também já tinham visto várias novelas brasileiras, que inclusive era um programa de família no país deles. Louco isso, né?
Isso, sem falar, claro, no futebol.

Um comentário em “Brasil para estrangeiros

  1. Oi Claudiomar, tudo bem?
    ja faz algum tempo que um amigo me recomenda o seu blog e hj parei para conhece-lo, muitissimo interessante. Vou ler mais posts e se possivel comentar mais. Tb estou por ai, com meu marido, viajando e veleiro desde Ago/2009. Transformadora a experiencia de rodar o mundo, nao?
    Sobre esse post, sinto que os estrangeiros tem mta curiosidade pelo nosso pais, e respeito tb. Vamos ver como ficara nossa imagem apos copa e olimpiadas. Sds, Larissa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s