Crise asiatica

Não sei quantos de vocês estão lembrados dos sombrios tempos da crise asiática. Uma crise que derrubou as economias dos principais tigres asiáticos e que se alastrou por todo o mundo, arrebentou com Rússia, México e veio chegando, chegando, até chegar ao Brasil em 1999.
A crise deles foi basicamente que nem a nossa. As moedas do Sudeste Asiático foram se desvalorizando absurdamente. Um brother tailandês me falou que a taxa de câmbio do bath tailandês passou de 25 baths por dólar pra 45 baths por dólar.

Sim, porque eu tou falando tudo isso? Porque eu conheci na Malásia um cara que foi absurdamente afetado por isso.
Não lembro o nome do figura, mas ele tinha 44 anos e tava no auge da vida dele durante aqueles anos da crise. Segundo ele, ele era dono de quatro grandes empresas diferentes na Malásia e de um dia pro outro, os preço dos produtos de sua fábrica, quase que dobraram devido ao valor do câmbio, já que ele importava tudo. Ele quebrou e hoje deve mais de quatro milhões pra vários bancos diferentes pelo mundo. Diz ele que ele se sente até uma celebridade porque toda semana bate um suíço engravatado na casa dele pra poder renegociar a dívida.
Esse bicho eu fiquei quase que umas duas horas conversando com ele sobre a crise asiática e ele me explicando tudo que eu sempre quis saber sobre. Uma coisa é você ler em livros e escutar na sala de aula, outra coisa é conversar com alguém que foi diretamente afetado pela crise.
Curti esse cara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s