Luta pela Independência da Índia

P.s: Pros que estão impacientes, último post sobre história! Proximo post virá com presepadas. 🙂
<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;}

–>

Depois de tantos anos sendo subjugados e humilhados, o ressentimento hindu foi crescendo até o momento em que eles se preparam de fato para tomar o poder dos ingleses. Em 1885 houve o Primeiro Congresso Indiano aonde os mesmos se reuniram para reivindicar maior participação na administração territorial.
Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra solicitou ajuda da Índia e foi prontamente atendida. Mais de um milhão de indianos se alistaram nos exército aliado e foram lutar na Guerra, sofrendo mais de 100.000 baixas. A contribuição foi largamente apoiada pelo Congresso Indiano que esperava dessa maneira obter um retorno por tão brava participação. Depois do fim da guerra e dos 100.000 caixões mandados de volta pra casa a Inglaterra não deu mais do que um “troféu joinha” pros indianos e não atendeu nenhuma das reivindicações do Congresso o que deixou um sentimento na população de que os seus soldados morreram por nada. Mais de 100.000 indianos foram mortos numa guerra que não era deles sendo apenas serem utilizados como bucha de canhão para os planos de poder da Inglaterra. É lógico que num país de centenas de milhões de habitantes isso não ia acabar bem.
Gandhi e o Nehru, primeiro primeiro-ministro indiano. (Primeiro primeiro-ministro ficou feio, né?)
O país começou a pegar fogo e por todos os estados manifestações de desagravo a Inglaterra começaram a pipocar, especialmente em Punjab. A situação começou a ficar insustentável. Em abril de 1919, pra “dispersar” uma multidão que protestava em Amritsar, capital de Punjab, o exército inglês abriu fogo em todo mundo, sem nem se preocupar se eles estavam desarmados ou não. Resultado? Entre 500 e 1000, indianos foram mortos e o país virou do avesso. Foi nesse momento em que brilhou a estrela de um jovem advogado formado em bancos ingleses, Mohandas Gandhi.
Cara, sério, isso é um comentário meu. Gandhi era um cara que sabia fazer as pessoas segui-lo, bicho, sem noção! Imagina como tava o coração dos indianos: centenas de anos de colonização, 100.000 mortos na Primeira Guerra Mundial a troco de nada, centenas de pessoas desarmadas foram fuziladas… Sério, os caras deviam estar com ódio DEMAIS dos ingleses. Nessa hora, no desespero, não conseguir pensar racionalmente é muito fácil e a gente até entende porque os palestinos jogam pedras em tanques israelenses. Me explica como, com esse nível de exaltação, você consegue unir um povo dizendo: – “Não vamos revidar, vamos apenas apanhar mais que ganharemos a guerra sem nos rebaixarmos”? Pois foi o que Gandhi fez. Apesar de em todos os corações indianos haver a vontade de fazer ingleses cozidos, Gandhi conseguiu uni-los em sua política de desobediência civil e não-violência.
Obs: Me encontro na Eslovênia, amanhã chego à Roma e este e o próximo post são os últimos posts que estou escrevendo sobre a história da Índia. Próximo post será sobre Deli. Foto do Pub que me encontro postando aqui na Eslovênia. Gente, só comprei a cerveja porque você precisa consumir algo antes de usar a internet, só por causa disso…

Um comentário em “Luta pela Independência da Índia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s