Índia – Delhi

Apesar de oficialmente a capital da Índia ser Nova Deli, resolvi fazer colocar o titulo deste blog de Deli, já que Nova Deli é apenas uma das cidades situadas dentro da zona metropolitana de Deli e quando você anda por lá parece ser tudo a mesma coisa. É como ocorre com Osasco e Guarulhos, que apesar de oficialmente serem duas cidades “independentes”, a gente não consegue se referir como não sendo tudo parte da cidade de São Paulo propriamente dita.
Deli é uma cidade imensa e, como tudo na Índia, pavorosamente caótica. É uma das maiores cidades do planeta com uma população de 17 milhões de pessoas (segundo o último censo realizado). É uma Brasília imensa! Já foi ocupada por diversos povos diferentes em sua história e vem sendo continuadamente habitada desde o século VI a.C. Diversos povos passaram por lá e a conquistaram e ocuparam. Ela já foi e deixou de ser por diversas vezes a capital da Índia, mas desde 1911 vem sendo continuadamente a capital. A cidade de Nova Deli foi construída em 1920 após a determinação de que Deli voltasse a ser a capital do império britânico.
Passei por Deli quatro vezes durante a minha viagem pela Índia. Cada passada diferente será explicada posteriormente. Não vou fazer só um post sobre Deli, pois tenho medo da galera acabar se confundindo e ficar meio perdida!
A título de informação, enquanto estive na Índia a cotação era 1 dólar / 42 Rúpias.
Se alguem estiver planejando visitar a India por esses dias, vou deixando aqui uma dica importante sobre Deli. Quando cheguei à cidade, logo nos primeiros dias, Deli pra mim era uma cidade fantástica. Tinha coisa DEMAIS pra poder ver! Achei que ia precisar gastar pelo menos uma semana pra poder ver tudo. Cheguei até a eleger Deli como capital preferida em detrimento de Bangkok. E realmente, Deli tem MUITA coisa pra poder se ver.
Mas cara, depois que fiquei amigo de um americano no Norte da Índia ele me falou algo que eu depois realmente tive que aceitar. Se você vai passar pelo menos um mes na Índia, Deli não vale NENHUM dia de sua visita. Tudo bem que eles tem várias coisas, mas de todas as construções existentes em Deli SEMPRE há algo melhor em outra cidade até muitas vezes próxima. Deli tem uma tumba que é sensacional, mas parece brincadeira de criança próxima ao Taj Mahal em Agra. O Taj Mahal possui o mesmo estilo, Mughal, mas é absurdamente mais impressionante.

E o Forte Vermelho? Cartão postal de Delhi? Esqueça! Jaipur e Orcha, como vou mostrar posteriormente, possuem fortes MUITO mais ostentosos!
Forte vermelho. Quem se atrever a dizer que eu tou parecido com o Nhonho nessa foto vai se ver comigo…

Bares, lugares pra sair? É até covardia comparar a vida noturna quase inexistente de Deli com a loucura que é Mumbai à noite (sem dúvidas uma das melhores cidades do mundo para sair à noite!). E o “Arco do Triunfo Indiano” que comemora a independência da Índia? Esqueça, em Mumbai tem um bem maior e mais bonito. Cara, e por aí vai… Isso porque eu não tou incluindo Katmandu no Nepal que, devido a proximidade com a Índia, um mochilão pela Índia invariavelmente quer dizer “mochilão pela Índia e pelo Nepal”.
Se você tem apenas uma semana pra poder ficar na Índia a melhor cidade para se visitar sem dúvida é Deli, pois ela possui algo como um “resumo” das principais atrações de outras cidades da Índia, apesar de BEM mais modesto. Deli é como um “jogo demo”, uma “amostra grátis” do que pode ser a Índia.

4 comentários em “Índia – Delhi

  1. adorei esses posts iniciais sobre a Índia.. a história deles é fascinante e bem triste…valeeu pelo um pouco mais de cultura acrescentado à minha mente! =);*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s