Deuses da Índia – Shiva

Shiva é o bad boy da parada. Se Brahma é o criador e Vishnu é o preservador, Shiva é o destruidor! Sua montaria, o búfalo Nandi, representa poder e potência, justiça e ordem moral. Geralmente há várias representações de Nandi em frente dos templos a Shiva. Ele sempre carrega o seu fiel tridente tambem!
A primeira vez que escutei falar sobre Shiva foi da boca de um guia no Nepal. Ao ve-lo sempre falando de destruição, destruição e destruição, logo liguei o nome de Shiva ao nosso “Diabo” ou “Lucifer” catolico. Nao parece? Ate ai tudo bem, normal cada religiao ter o seu “proprio” Diabo, mas o mais estranho e’ os caras venerarem tanto ele e ter tantos templos em sua homenagem. Voce ja viu algum templo catolico dedicado ao “Diabo”?
Perguntei:
– Já que Shiva é “do mal”, porque vocês tem vários templos dedicados a ele?
– Shiva não é um Deus maligno. Ele é apenas o Deus da destruição. Apesar de a destruição para os católicos está relacionada ao fim dos tempos, para nós hindus a destruição é algo tão importante como a criação. Com a destruição de algo, há a posterior renovação. Logo, Shiva é tão importante como Brahma ou Vishnu, pois sem ele, sem destruicao, não há renovação. Pra falar a verdade, se você parar pra pensar, assim é a natureza humana e do universo, sempre se destruindo e se reconstruindo, sempre se reinventando.
Interessante, né cara?
Se eles tem tantos templos para Shiva é para manter Shiva sempre do lado bom. Para que a fúria de Shiva não seja tão forte na próxima vez que ele for “renovar” algo.
Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

21 comentários em “Deuses da Índia – Shiva

  1. macho que é macho não toma mel, ele masca a abelha rapá!será shiva da mesma familia oriunda do chuck norris,capitão nascimento, jeremias (mata mais de mil e ate o delegado si ele for abusivo!) ?=) vivendo e apredendo!

    Curtir

  2. hahaha bem lembrado, Shiva se pudesse matarra mais de mil-mil…sabe, faz um tempo já que procuro uma exposição sobre a Índia e assuntos relacionados aqui em Sampa… gostaria tanto de ir.Ah!! Agora eu tenho uma pergunta que sempre quis verificar pessoalmente, na verdade; vê se você pode me responder quando for escrever os posts das andanças na Índia de fato.Tipoassim – Qual é o cheiro da Índia?

    Curtir

  3. Gatão o shiva, né não? pô, gostei dele, hahuahaeu já imaginava que fosse assim, pois jogava um jogo de estratégia no pc (o nome é pharaoh) onde vc fazia uma cidade egípcia dos tempos AC e tal, e tinha que fazer os templos pros deuses… se não tinha templos suficientes para deusa do lar por exemplo, a casas eram infestadas pela malária; se não tinha para o deus da agricultura, não tinham produtividade logo não tinha comida pro povo. Com o deus da destruição, se não deixasse ele mansin, ele chegava e matava mar di mil heauhe fueda, né? jogo tbm é cultura, rapá! (nem me atrevi dar nome aos bois… digo, deuses, vai que eu confundo tudo hehehehe)

    Curtir

  4. Adorei os posts sobre os deuses, fiquei com peninha do Ganesh mas ameeeeei o Shiva… Deus, malzão e ainda por cima gato! Tudo que uma mulher pode querer rsrsr Beijos

    Curtir

  5. ihh rapaz, no meu penúltimo post eu confundi Shiva com Vishnu, enfim…Shiva que é o malzão da história mesmo…hahahaboa pergunta da paulistana, “Qual o cheiro da Índia!?!?”

    Curtir

  6. E aí Claudiomar, sou de Brasília e acompanho o teu blog já faz um tempo e em janeiro de 2009 vou começar uma viajem ao redor do mundo em moldes semelhantes a sua e gostaria se possível que você linkasse o meu blog ao teu http://senhorzen.wordpress.com eu já linkei o seu lá! Vlw e boas viagens!

    Curtir

  7. queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!

    Curtir

  8. O Claudiomar vai ter q confirmar… mas acredito q o cheiro da India deve ser de Curry…rs o povo pra gostar de curry!!!Adoro seu blog!Aguardo ansiosa por mais posts!!!

    Curtir

  9. A pessoa que aqui vos fala é Caju…é…aquele mesmo lá da R dos Ipês e do Girassol. Mermão, bem bacana o rumo que tu deste pra tua vida. Realmente, deve ser algo bastante salutar desbravar o mundo dessa forma, conhecendo e interagindo com a diversidade cultural existente nos 4 cantos do mundo. Me formei em Administração, depois em Direito e em função disso, larguei a esquina da Rua dos Ipês e vim morar em São Paulo, fazer uns cursos preparatórios pra carreira de Delegado Federal e fazer uma pós. Toda aquela galera continua por lá…claro que com bem menos contato um ao outro. Conheci o blog através da indicação de um amigo e pra minha satisfação vi que eras tu. Muito legal a forma inusitada que tu passas a informação, sempre regada a muito bom humor. Me divirto à bessa lendo os teus post´s. Espero que o livro já esteja a caminho.Quando pintares aqui por sampa,me dá uma ligada. Pode ficar aqui no apto, sempre precisar fazer arroz…rsAparece que a gente toma esse chopp. Meu cel daqui é (11)8773-8447 e meu msn caso queiras adicionar é uni@elo.com.br Acho que é isso… forte abraço e se cuidaSaudações Maranhenses…Caju_^

    Curtir

  10. Meu Deus, pleno sábado eu me deparo com esse blog….e fiquei das 19:00 até as 2:30 sem conseguir parar de ler…Isso porque ainda estou na parte da austrália..e ainda deve ter mias umas 500 postagens para eu ler.Muito bom…me lembrou meus tempos de intercâmbio, quando estive na Turquia por 01 ano…e vc tbm me lembrou um grande amigo mineiro.Grande abraço e tenha uma perfeita volta ao mundo!

    Curtir

  11. queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!! [2]

    Curtir

  12. Adorei!!!!Sou de são paulo e vou sempre acompanhar seu blog.Concordei com esse shiva. Sem destruição não tem renovação.

    Curtir

  13. queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!!queremos novo post!!! [3]

    Curtir

  14. Almost all municipal court judges outside Denver are part-time employees http://rews.us if
    you could be feat to be the popular payday borrower, you possessed very best adhere for a overdrafts and
    bounced checks.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s