Wroclaw



Wroclaw é a terceira maior cidade da Polônia e possui uma arquitetura e um clima singulares.

Como expliquei, fomos visitá-la porque estávamos a caminho da República Tcheca onde ocorreria o encontro do Couchsurfing.org e que estávamos doidos pra ir. Fomos hospedados por Tomasz, um polonês que estudava marketing na universidade local (Wroclaw é uma cidade com grande número de universidades).

Tomasz, nosso host em Wroclaw. Ele lembra um amigo nosso do Havaí, não?

O interessante acerca de Wroclaw é que ela detém uma história peculiar, bem ao estilo “cidade da Europa Central” com todo aquele “samba do criolo doido” que são aquelas cidades que ora pertencem a um país, ora a outro. A cidade já pertenceu aos arcaicos estados tchecos, austríacos, alemães (inclusive há grande número de pessoas provenientes da etnia germânica na cidade) e hoje, finalmente, ela faz parte da Polônia.

A cidade foi incorporada depois do impressionante “deslocamento de território” que a Polônia experimentou após a Segunda Guerra Mundial. Sim, cara, não tou brincando não! A Polônia foi MOVIDA após o fim da Segunda Guerra. Eu nunca tinha visto isso na história! Já vi países se formarem, serem extintos, se fundirem ou deixarem de existir, agora, um país se MOVER, foi a primeira vez que eu vi na vida. Pessoas mudam de casa, mas países é um pouquinho mais difícil…

Isso ocorreu porque após a guerra a Rússia anexou grande parte da região oriental da Polônia pra si e a Polônia, como não é besta, anexou parte da região oriental da Alemanha se “deslocando” alguns quilômetros pra direita assim como pode ser visto nas figuras abaixo.

Polônia antes da guerra.

Polônia após a guerra.

Territórios perdidos e conquistados pela Polônia após a guerra só pra vocês compararem. As áreas cinzas a Polônia perdeu da Rússia e as rosas os poloneses pegaram da Alemanha.

Wroclaw entrou nessa “movimentação”. Ela fazia parte da Alemanha e inclusive foi o berço de um dos maiores heróis alemães, Manfred von Richthofen, o lendário “Barão Vermelho” (favor não confundir com a lendária brasileira “Suzane von Richthofen”, que matava também, mas que, mais pragmática, matava com barras de ferros bem mais baratas e que exigiam bem menos perícia) e também de outro famoso alemão ganhador do prêmio Nobel de Física, Max Born.

Push me… and then just touch me… so i can get my… satisfaction

Não há muito do que eu falar acerca da minha estada em Wroclaw. Chegamos eu e Gosia pela tarde, nos encontramos com Tomasz, demos uma volta pela cidade e voltamos pra casa.

Tomasz e Gosia assim que chegamos à cidade

Em casa eu apenas preparei um macarrão, tomamos umas cervejas e fomos dormir. No outro dia acordamos cedo e fomos pedir carona em direção à Praga.

O único fato que merece destaque é que em todas as viagens que fiz com Gosia, Wroclaw foi o único lugar em que conseguimos dormir em uma cama de casal. Por todos os outros lugares dormimos apenas em sofás, colchões no chão, em cima de toalhas, no carpete etc. Pra falar a verdade, foi a primeira vez em que eu dormi em uma cama propriamente dita desde a minha hospedagem na casa de Avinash na Índia.

“Where is the Polish girl”? Onde está a Polonesa?

Já tinha até me esquecido como é que era dormir que nem gente. Vou te dizer que até achei estranho. Após um mês dormindo no chão, quando você dorme em cima de uma cama a mais ou menos 30 cm de altura parece até que você tá é flutuando…


Ah, zoa não, todo mundo tem uma foto dessas, fala aí!

9 comentários em “Wroclaw

  1. Que todos tenham uma foto assim, beleza.

    Mas são poucos os que postam elas em blog
    hehehehehehehehe

    Porra velho, não sabia que a Polonia tinha pego um território tão grande assim da Alemanha. No olhômetro eu chuto um acrescimo de mais de 50% do território pós-anexo-dos-russos.

    Esses europeus são estranhos. Vivem se matando e roubando as coisas uns dos outros.

    hehehehe

    Falow! o/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s