Couch em Caracas

O couch em Caracas acabou sendo algo, digamos, diferente. Primeiro que a minha host me falou que eu teria a companhia de um brasileiro e de um venezuelano que haviam viajado para Caracas para correr uma maratona. Quando vi quem era o brasileiro, qual não foi a minha surpresa ao ver que já havíamos nos conhecido alguns anos atrás em Curitiba. Que louco isso, encontrar um conhecido dentro de um apartamento no meio de Caracas! Se bem que encontrei um conhecido em Los Roques numa baladinha também, mas aí é outra história…



A nossa host e seus três guests
O mais engraçado era que o outro venezuelano era de classe média e, portanto, odiava Chávez. A nossa host era de classe baixa e, portanto, AMAVA Chávez. Não precisa explicar que isso vez ou outra criava atrito entre os dois. Eu, claro, adorava, porque quando algum falava alguma coisa a favor ou contra, eu já tinha lá, em primeira mão, a opinião contrária e daí ouvia argumentos dos dois lados.
A nossa host tinha uma pequena deficiência que eu não sei direito qual era, nada muito sério, mas que comprometia ela em algumas entrevista de emprego. Um dos motivos dela AMAR o Chávez era ele ter criado uma lei (que apesar de simples faz uma diferença danada) obrigando as empresas a contratarem um mínimo de trabalhadores deficientes recebendo desonerações tributárias por isso. Cara, essa lei é de uma simplicidade tamanha e de um impacto social tão gigantesco que é simplesmente difícil entender como não existia ainda na Venezuela. Pois é, mas foi o Chávez que fez isso com, julgue do jeito que quiser, a sua ênfase na inclusão social conforme já havia explicado. São ações pequenas como essas que ajudam a explicar porque Chávez tem uma popularidade tão gigantesca em toda Venezuela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s