Fidel e coisas assim


Outra coisa foi que de tanto a gente ouvir falar em balsa feita de pneu de carro em direção a Flórida, Fidel Castro ditador e filhote do capeta, embargo e coisas assim, eu realmente esperava encontrar um país pobre, MUITO pobre. Mas não, Cuba não é nenhum Estados Unidos, lógico, mas pelo menos por agora não parece faltar nada, a não ser produtos eletrônicos e carros. Eles parecem ter acesso fácil a água, comida, bens de consumo e coisas assim, longe daquela visão que eu tinha deles.
Cuba é o paraíso do rum. Rum por aquelas bandas é tão barato quanto cachaça e todo mundo só toma rum. Rum era como cachaça. A gente ia sair para algum lugar, comprava umas garrafas de rum a preços ridículos (sete reais uma garrafa de um litro) e ficava todo mundo bêbado a preços módicos. Viva la Revolución.
Outra coisa que também me fez ver que não era como eu imaginava é o culto a personalidade a Fidel. Eu achava que, como uma ditadura comunista, por todo canto que eu fosse andar, ia ter uma foto de Fidel ou algo assim. Mas não, nem nas cédulas de dinheiro ele está presente, só os mortos (como Cienfuegos e Che). Achava que ia chegar em Cuba e encontrar uma ditadura a la Kim Il Sung e achei bem menos culto a personalidade do que na Venezuela de Chávez, por exemplo.
Os três comandantes. Fidel, Che Guevara e Cienfuegos
Fidel é algo polêmico como mamilos. Alguns cubanos os ama e outros os odeia. Apesar de ser um escritor voraz de jornais clandestinos na sua fase pré-revolução, assim que assumiu o poder, fechou todos os jornais e imprensa livre efetivamente não existe em Cuba. No final, apesar de suas conquistas sociais, o regime cubano se tornou uma ditadura igual a que sempre combateu e essa é a principal crítica da oposição a Fidel. Infelizmente, aqueles guerrilheiros acastelados na Sierra Miestra com um certo grau romântico, hoje se tornaram burocratas velhos e que tentam de toda forma manter tudo sob o seu controle.
Cienfuegos e Che Guevara em um museu de Havana
Pintura em um teto do Museu da Revolução em Havana

Um comentário em “Fidel e coisas assim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s