Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo. Contém quase 70% de toda reserva mundial de lítio, material utilizado na confecção de baterias de celulares. Ele é tão grande e tão branco que é utilizado para calibrar satélites de observação da terra. É realmente um lugar muito impressionante e, de longe, um dos lugares mais interessantes que já pude viajar em toda minha vida. O salar na verdade era um imenso lago com quase 11.000 km² de área o que naquela época era o maior lago de altitude do mundo (o Titicaca tem 8.500 km²). Porém, com o passar dos anos ele foi evaporando e secando, deixando apenas a imensidão salgada do seu chão.

Imensidão branca
“Ilha” no Salar de Uyuni
Ainda hoje alguns lugares ficam alagados, porém como fui na região seca (inclusive a melhor época para se visitar, que vai de abril a novembro, apesar de ser a mais gelada) todo a região do lago transforma-se em um imenso deserto de sal. Interessante que também há algumas pequenas elevações que são chamadas de ilhas, onde há seus cactos quase 10 metros de altura. Não é só no sentido figurativo não, os lugares realmente parecem ilhas emergindo no meio daquela imensidão branca, gélida e desértica.
Ainda quando estávamos no hotel de sal (que como falei é feito com os blocos de sal extraídos do Salar) houve uma votação para saber se deveríamos sair duas horas mais cedo para poder pegar o nascer do sol no Salar ou não. Mano, eu acho esses passeios a maior roubada. Nascer do sol para mim é sempre o mesmo, seja no Salar de Uyuni, seja em Cubatão ou Teresina, além de que você tem que acordar de madrugada o que nunca me atrai. Ainda por cima estava extremamente cansado por ter ficado o dia peruando de um lugar para o outro e ter dormido mal no alojamento siberiano da noite anterior, portanto realmente queria descansar. Acabou ocorrendo uma votação onde houve a polarização entre os gringos e os sul-americanos (eu e um casal de chilenos) que nos levou a derrota já que estávamos em menor número. Gringo como só vê sol umas cinco vezes por ano adora ver nascer do sol. Tivemos que acordar de madrugada. Foi até engraçado, pois eu e os chilenos acordamos cedo e os gringos acabaram perdendo o horário. Acabou que só eu e os chilenos vimos esses nascer do sol. É… a vida é irônica.
Nascer do sol na imensidão branca do Salar de Uyuni
Gente, esse meu visú tava muito legal. Tava muito ridículo, mas o mais importante era ficar quente…

No caminho do Salar de Uyuni, ainda de madrugada, foi muito legal. Cara, o deserto é tão grande e tão vasto, que o guia simplesmente mirou em um pontinho lááááá no final onde havia umas luzinhas e foi indo, indo, indo… o tempo todo com o farol desligado. Se não fosse o barulho do motor e do vento batendo nos vidros, teríamos a impressão de que o carro estava parado, já que tudo era branco e não havia nada ao nosso lado, só as estrelas no céu. É, o nascer do sol não foi nada de mais (nascer do sol é o mesmo em qualquer canto), mas o caminho até a ilha valeu ter acordado de madrugada. Ponto para os gringos dorminhocos.

Num lugar como esse, avistar um sinal de internet é realmente como achar um pote de ouro. Sim, é lógico que também custava um pote de ouro para usar essa internet =(
No final, depois de ver o nascer do sol, a gente desceu para um ponto no meio do nada do deserto para batermos as famosas fotos em perspectiva. Como o deserto é imenso e plano, você fica sem referencial e há o ambiente perfeito para bater fotos em perspectiva. Com uma rápida busca na internet você acha várias engraçadas já feita pela galera. 
 A minha foram essas
E sim, o chão é todo de sal mesmo. Você sai chutando os pedregulhos e colocando na boca e eles realmente são de sal. Cara, é muito legal. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s